ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE LEVANTAMENTO AÉREO PARA ESTIMATIVA DO VOLUME DE UMA PILHA DE MADEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v9i1.95300Keywords:
Drone, Gestão do estoque, Imagem nadir, Imagem oblíqua.Abstract
No setor florestal, a gestão do estoque de madeira é crucial para a cadeia de abastecimento e logística. A fotogrametria com Aeronave Remotamente Pilotada (RPAs) surge como uma alternativa promissora para estimar o volume de madeira empilhada, embora persistam desafios relacionados à determinação dos parâmetros de voo ideais para o levantamento. Este estudo propõe uma análise preliminar com o objetivo de avaliar a configuração de voo mais apropriada para a estimativa do volume de uma pilha de madeira. O volume da pilha de madeira foi estimado por dois métodos: o método convencional com medição manual (M1) e por levantamento aéreo (M2), com cinco repetições para cada configuração voo: M2a (80% e 90°); M2b (70% e 90°); M2c (80% e 70°); M2d (70% e 70°); M2e (80% e 50°); M2f (70% e 50°). As diferenças entre as estimativas de volume obtidas pelo método convencional e pelas diferentes configurações de voo foram analisadas utilizando o teste não paramétrico de postos sinalizados de Mann-Whitney, com significância de 5%. Os resultados indicaram que as medianas das estimativas volumétricas de madeira empilhada para o fator sobreposição não diferiram estatisticamente entre si dentro de cada um dos níveis de inclinação de câmera avaliado. Com base nos resultados obtidos, as configurações de voo mais adequadas para obtenção da estimativa do volume de madeira empilhada foram aquelas com inclinação de câmera de 90°, M2a e M2b.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.