EFEITO DO TRATAMENTO TÉRMICO DA MADEIRA DE PINUS ELLIOTTII NOS PARÂMETROS FÍSICO-MECÂNICOS E COLORIMÉTRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v5i1.68111

Palavras-chave:

Colorimetria, Dureza Janka, Modificação da madeira, Retificação térmica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do tratamento térmico nas propriedades tecnológicas da madeira de Pinus elliottii. Para tanto, utilizou-se madeira de 22 anos, de onde foram obtidos corpos de prova com dimensões de 20 mm x 20 mm x 50 mm, os quais foram submetidos a tratamentos térmicos em três temperaturas distintas (160°C, 200°C e 240°C) por um período de tempo de 2 horas. Posteriormente, foram avaliadas a massa específica aparente, a perda de massa e a dureza Janka, seguindo as normas ASTM D 2395 (2017), ASTM D2017 (2005) e ASTM D143-94 (2014), respectivamente. Para a colorimetria, efetuaram-se quatro leituras em cada corpo de prova (2 no plano anatômico radial e 2 no tangencial) para obtenção dos parâmetros de claridade (L*), matriz vermelho (a*), matriz amarelo (b*), saturação da cor (c*), ângulo de tinta (h°) e variação total da cor (ΔE). Notou-se redução na massa específica aparente e perda de massa com o aumento da temperatura, justificado pela degradação dos componentes químicos de alto peso molecular. Em relação a dureza, observou-se aumento significativo para o tratamento a 160°C. Em relação a colorimetria, notou-se redução nos parâmetros de L*, b*, c* e h°, aumento nos parâmetros a* e (ΔE). Com isso, conclui-se que o tratamento térmico causa modificações nas propriedades físico-mecânicas e colorimétricas das madeiras de Pinus elliottii.

Biografia do Autor

Henrique Römer Schulz, Universidade Federal de Pelotas/Mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais

Engenheiro Industrial Madeireiro formado na Universidade Federal de Pelotas, Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade formado na rede ETec do campos visconde da graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Atualmente aluno Regular no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - UFPel, aluno em Técnico em Meio Ambiente da rede ETec do campos visconde da graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense, membro do Grupo de Pesquisa Ciência da Madeira, com experiência no setor de Controle de Qualidade da matéria-prima.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Como Citar

Schulz, H. R., Acosta, A. P., Barbosa, K. T., Gallio, E., Beltrame, R., & Gatto, D. A. (2019). EFEITO DO TRATAMENTO TÉRMICO DA MADEIRA DE PINUS ELLIOTTII NOS PARÂMETROS FÍSICO-MECÂNICOS E COLORIMÉTRICOS. BIOFIX Scientific Journal, 5(1), 86–93. https://doi.org/10.5380/biofix.v5i1.68111

Edição

Seção

Artigos