INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO EM CONJUNTO COM OUTROS MATERIAIS COMBUSTÍVEIS NA INTERFACE URBANO-RURAL DE CURITIBA-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v5i1.67832Palavras-chave:
Causa de incêndios, Incêndio florestal, Ocorrências de incêndiosResumo
Os incêndios em vegetação são responsáveis por significativas alterações socioeconômicas e ambientais, tanto de aspectos positivos quanto negativos. O aumento da urbanização reduz a distância entre as áreas urbanizadas e as áreas rurais, fazendo com que os seres vivos tenham que se adaptar à interface urbano-rural, caracterizada por aglomerados de edificações em contato aos espaços rurais. O objetivo deste trabalho foi avaliar as ocorrências de incêndio em vegetação misturada com outros materiais combustíveis, para verificar a influência antrópica neste tipo de incêndio. Para isso, foram utilizados os dados das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, no município de Curitiba, no período de 2011 a 2015, que foram distribuídos em um mapa de monitoramento de cobertura e uso da terra do Brasil de 2016. Ao todo foram analisadas 1.255 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo que 108 destas eram resultantes da queima de combustível vegetal misturado com outros materiais combustíveis caraterísticos de área urbana. Observou-se que houve um aumento crescente do número destas ocorrências no período analisado. Ao comparar as ocorrências com o mapa de cobertura do solo, verificou-se que 94,8% dos casos foram classificados como “área artificial”, que apresenta nível de antropização superior às demais. Conclui-se que houve um aumento do número de ocorrências de incêndio em vegetação misturada com outros tipos de materiais combustíveis e que este tipo de incêndio possui relação causal antrópica, sendo necessário um maior aprofundamento e pesquisas junto à população acerca da utilização do fogo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.