REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE DETECÇÃO DE ÁRVORES UTILIZANDO DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v5i1.66902Palavras-chave:
Bibliometria, Contagem de árvores, Identificação de árvoresResumo
O conhecimento do cenário atual referente formas de detecção de árvores por meio de sensoriamento remoto em plantios florestais é essencial para orientar novos estudos relacionados ao tema. Com as publicações científicas dos principais autores e periódicos do assunto dos últimos 20 anos, espera-se neste estudo delinear os principais tipos de dados, espécies e algoritmos estudados recentemente. Com o objetivo de apresentar o desenvolvimento de pesquisas em situações especificas com determinadas espécies, idades, espaçamento, tipos de dados e algoritmos, visando a contagem de árvores. Após reunir a literatura disponível nas bases selecionadas, Web of Science e a Scopus, foi realizada uma análise bibliométrica. Para a mesma utilizou-se o pacote bibliometrix desenvolvido para a linguagem R, para a filtragem de documentos e representação gráfica dos resultados. Foram encontrados resultados classificados em aceitáveis ou não aceitáveis para estimativas florestais, apresentando uma variada gama de alternativas para obtenção do número de árvores de um povoamento florestal, devido as diferenças entre os tipos de dados e algoritmos utilizados. Conclui-se que atualmente não existe uma metodologia padrão para a detecção de árvores e dificilmente será aplicável um método genérico para a contagem, visto a heterogeneidade das florestas e diferentes tratamentos de dados. Foi ainda observadas limitações quanto ao desenvolvimento de metodologias satisfatórias para plantios de Pinus taeda, regularmente espaçados e com idades próximas ao corte comercial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.


















