PROJETO CARTOGRÁFICO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ATLAS ESCOLAR INTERATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5380/bcg.v17i4.25569Keywords:
Atlas Escolar, Cartografia Multimídia, InteratividadeAbstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de Atlas Escolar Interativo para alunos do 4º ciclo do ensino fundamental. A abordagem metodológica baseou-se na teoria de desenvolvimento cognitivo com afinalidade de produzir um material que possa ser compreendido e utilizado pelo público alvo. Para tanto, analisou-se as necessidades dos usuários com base nosParâmetros Curriculares Nacionais relacionados à disciplina de Geografia e nos livros didáticos utilizados em algumas escolas do ensino fundamental. Além disso, aplicou-se recursos multimídia de animação e interatividade, de acordo com a teoria de comunicação cartográfica, para facilitar a leitura e compreensão de mapas e assim, o conhecimento dos fenômenos geográficos. O desenvolvimento do protótiposubdividiu-se em duas grandes etapas: projeto cartográfico e produção do Atlas. Para a implementação do Atlas utilizou-se os aplicativos Macromedia Flash MX, Visual Basic e a biblioteca MapObjects-ESRI. Embora o Atlas não tenha sidoavaliado, vale ressaltar que foi projetado com base no conhecimento teórico-metodológico do desenvolvimento cognitivo, e é importante que no futuro, esse produto seja testado com um grupo de alunos do referido ciclo para avaliar a real contribuição da animação e interatividade no ensino da Geografia.Downloads
How to Cite
PUGA SANTOS, F., & MODESTA SANTOS DECANINI, M. (2011). PROJETO CARTOGRÁFICO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ATLAS ESCOLAR INTERATIVO. Bulletin of Geodetic Sciences, 17(4). https://doi.org/10.5380/bcg.v17i4.25569
Issue
Section
Article
License
Submission of an original manuscript to the Journal will be taken to mean that it represents original work not previously published, that is not being considered elsewhere for publication.
The BCG allows the author(s) to hold the copyright without restrictions and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
The BCG also allows the authors to retain publishing rights without restrictions.
