A REALIDADE AUMENTADA NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS

Main Article Content

Wendson de Oliveira Souza
Giovana Mira de Espindola
Alessandro Rhadamek Alves Pereira
Lucilene Antunes Correia Marques de Sá

Abstract

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia com novo paradigma de interface com os usuários que vem crescendo em importância na apresentação de produtos cartográficos. A visualização de elementos naturais é incorporada à representação estática terrestre em um ambiente digital interativo. Essa transformação provoca mudanças na forma como os usuários percebem os produtos cartográficos que antes eram apresentados em meios analógicos. O uso da Realidade Aumentada potencializa a apresentação de produtos cartográficos tridimensionais dinâmicos, e permite ampliar o aspecto cognitivo de usuários não especialistas em contato com documentos cartográficos. A tecnologia remonta a década de 1960, e nos dias atuais tem se expandido em diversas funcionalidades em vários setores. O artigo discute a incorporação da Realidade Aumentada na construção do modelo 3D do campus da Universidade Federal de Pernambuco. Tal modelo foi utilizado em experimento aplicado a usuários não especialistas, tendo-se como eixos de avaliação: aspecto territorial, interpretação de elementos, e aspecto comunicativo. Os resultados do experimento mostram que o processo de ensino-aprendizagem na área da cartografia é um campo fértil para atuação da RA, tornando-se um ponto de partida para a elaboração de uma base cartográfica aumentada.

Article Details

How to Cite
Souza, W. de O., Espindola, G. M. de, Pereira, A. R. A., & Marques de Sá, L. A. C. (2016). A REALIDADE AUMENTADA NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS. Bulletin of Geodetic Sciences, 22(4). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/bcg/article/view/49649
Section
Article