ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE CARACTERÍSTICAS TOPOGRÁFICAS E TIPOS DE OCORRÊNCIA DE PROCESSOS EROSIVOS AO LONGO DE LINHA FÉRREA - ESTUDO DE CASO: MALHA PAULISTA – ALL (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5380/bcg.v20i4.38961Keywords:
Erosão, Linha Férrea, Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Característica Topográfica, Estatística não-paramétricaAbstract
A ocorrência de eventos erosivos acelerados associados à implantação de sistemas de
transportes é um dos principais problemas socioambientais enfrentados pelas
concessionárias brasileiras. Feições erosivas do tipo linear e laminares são
observadas tanto ao longo da plataforma, nos cortes e aterros, como fora dela, em
caixas de empréstimo, áreas de jazidas exploradas, junto aos pés de aterros e jusante
das obras de transposição. Além da compreensão das interações entre fatores
condicionantes dos processos erosivos, é necessário estudar isoladamente cada um
dos fatores com bastante detalhe para se compreender como, onde e por que a erosão
ocorre. Dentre esses fatores, os atributos topográficos ou características das vertentes
estão entre uma série de elementos controladores da distribuição dos processos
erosivos. Sua importância para o desenvolvimento desses fenômenos advém do fato
da topografia controlar a intensidade e direção dos fluxos hídricos pluviais, que por
sua vez são os principais agentes erosivos no meio tropical úmido. Nesse contexto,
através do uso de tecnologias geoespaciais e medidas estatísticas de associação nãoparamétrica,
este artigo apresenta uma análise da relação entre diferentes tipos de
processos erosivos (classificados de acordo com suas características próprias e graus
de gravidade) e seus respectivos valores de declividade e hipsometria das vertentes
as quais estão localizados. A área de interesse é restrita às análises e registros de
processos erosivos diagnosticados no trecho que interliga as cidades de Mairinque
(SP) a Botucatu (SP), totalizando um trajeto de aproximadamente 176 km. A
comparação dos resultados permitiu avaliar a importância da variável espacial na
problemática tratada. A análise dos testes estatísticos não-paramétricos apontou que
existe associação estatisticamente significativa entre as variáveis estudadas. Já as
técnicas de geoprocessamento e o uso de informações espaciais, apesar de não
fornecerem um valor estatístico que permita inferir a associação entre as variáveis
analisadas, possibilitaram a observação da distribuição espacial dos fenômenos de
erosão ao longo do trecho da ferrovia, indicando que tal comportamento não aponta,
claramente, associação expressiva entre os tipos de processos e as características
topográficas consideradas.
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