DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DE SOFTWARE PARA A MODELAGEM DIGITAL DE TERRENOS BASEADA EM TIN
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Abstract
Superfícies topográficas podem ser representadas com um bom grau de precisão por
meio de mapas. No entanto, estes nem sempre são as melhores ferramentas para a
compreensão de relevos mais complexos. Nesse sentido, a maior contribuição desse
trabalho é a especificação e implementação da arquitetura de uma plataforma de
software opensource voltado para a representação de modelos digitais de terrenos
baseado em TIN (Triangular Irregular Network), segundo os paradigmas da
programação orientada a objetos e programação genérica e que possibilitaram a
integração de várias ferramentas de linguagem aberta (opensource), tais como
GDAL, OGR, OpenGL, OpenSceneGraph e Qt. Além disso, o núcleo de
representação da arquitetura tem a capacidade de trabalhar com múltiplas estruturas
de dados topológicas que permitem extrair em tempo constante, todas as relações de
conectividade entre as entidades vértices, arestas e faces, presentes numa subdivisão
planar triangular, facilitando enormemente a implementação de aplicações de tempo
real. Esta capacidade é muito importante, por exemplo, na utilização de dados de
levantamentos a laser (Lidar, ALS, TLS), possibilitando a geração de modelos de
malhas triangulares da ordem de milhões de pontos.
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