ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS MÉTODOS SCAN E BESAG E NEWELL PARA IDENTIFICAÇÃO DE CONGLOMERADOS ESPACIAIS DO DENGUE NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA ENTRE OS MESES DE JANEIRO DE 2004 E DEZEMBRO DE 2005
Main Article Content
Abstract
A determinação do melhor índice de aglomeração espacial é primordial quando se trata de estudos epidemiológicos, pois a partir dos seus resultados é possível delinear políticas de saúde pública preventivas e eficazes no combate a doenças como o dengue. Neste artigo realizou-se uma análise do comportamento dos métodos Scan circular e o proposto por Besag e Newell utilizando dados de notificações de dengue em João Pessoa, PB. Para efeito de estudo, os dados mensais foram agregados por bairro para os anos de 2004 e 2005. Após aplicação, verificou-
se que ambos os métodos detectaram conglomerados principalmente nas regiões norte e sudeste do município, embora a região norte incluísse um maior número de bairros durante quase todo período. Para comparar os métodos foi utilizada uma modificação particular no método de Besag e Newell. O método Scan detectou conglomerados de alto e baixo risco, enquanto que com o método modificado de Besag e Newell foram identificados apenas conglomerados de alto risco, porém este último o fez com maior precisão.
Article Details
Submission of an original manuscript to the Journal will be taken to mean that it represents original work not previously published, that is not being considered elsewhere for publication.
The BCG allows the author(s) to hold the copyright without restrictions and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
The BCG also allows the authors to retain publishing rights without restrictions.