A ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS CARTOGRÁFICOS SOB A ÓTICA DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5380/bcg.v15i3.15506Palavras-chave:
Mapeamento Participativo, Educação Cartográfica, Comunicação CartográficaResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa teve como objetivo utilizar os conceitos da teoria da cognição na representação e visualização cartográfica, sob a ótica do mapeamento participativo, visando à construção de documentos
cartográficos a partir da necessidade do usuário, independente de seu conhecimento em cartografia. Para atender a esses objetivos foram construídos documentos cartográficos sob a ótica do usuário e analisados os resultados da aplicação de recursos da educação cartográfica no território quilombola de Castainho, em Garanhuns-PE. A partir de um processo preliminar de educação cartográfica, foram elaborados pelos usuários um mapa participativo e uma maquete do território. Os resultados demonstram a importância da compreensão da informação espacial e das potencialidades do seu uso para o gerenciamento do território pela comunidade.
