Competência em dados: uma necessidade contemporânea para pesquisadores e para a sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.83569Palavras-chave:
Competência em dados, Dados abertos, Ciência Aberta, eScience.Resumo
Introdução: O objetivo deste artigo é analisar os requisitos que envolvem a Competência em Dados citada na literatura do campo da Ciência da Informação. Metodologia: A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica sobre Competência em Dados e demais conceitos que constituem os pilares dessa temática, com ênfase para a Ciência Aberta e eScience. Resultados: Destacando os conceitos e os objetivos dos assuntos mencionados, o presente trabalho aponta que a Ciência da Informação brasileira deveria abordar a Competência em Dados de maneira mais contundente. Conclusão: Conclui-se que a Competência em Dados pode contribuir para o desenvolvimento da Ciência Aberta e da eScience, bem como ajudar a administrar a abundância de dados atualmente disponíveis.
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