Reestruturação dos serviços prestados em biblioteca universitária
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.67239Keywords:
Serviços inovadores, Biblioteca universitária, Gestão estratégica.Abstract
As bibliotecas universitárias precisam continuamente se inovar e manter a prestação de serviços essenciais aos seus usuários, e, considerando que as necessidades informacionais mudam tendo em vista as novas tecnologias, alterações de currículos de cursos, criação de novos cursos, inserções de novos projetos de pesquisa e extensão universitária, a reestruturação contínua dos serviços da biblioteca torna-se necessária. Para isso, tem-se como objetivo dessa pesquisa, reestruturar os serviços de Bibliotecas Universitárias. Serão identificadas as necessidades dos usuários no que concerne ao suporte em atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas; verificado, por meio de levantamento bibliográfico, as tendências e os serviços inovadores para bibliotecas universitárias; levantado, por meio de pesquisa documental os serviços prestados pelas bibliotecas; e, por fim, propor um modelo para reestruturação dos serviços apontando os que devem ser descontinuados e os que precisariam ser incluídos, além de conter um instrumento para acompanhamento dos serviços. Prevê-se, com a criação desse modelo, uma reestruturação dos serviços prestados a fim de que o capital humano e os recursos sejam redirecionados para serviços inovadores que sejam efetivos e garantam o atendimento das necessidades informacionais da comunidade acadêmica.
References
Alves, A. (2017). O desenvolvimento sustentável e as bibliotecas. Correio do Minho, Braga. Recuperado de http://www.correiodominho.com/cronicas.php?id=8206
American Library Association. (2017). Center for the Future of Libraries. Library of the Future. Trends. Recuperado de http://www.ala.org/tools/future/trends
ACRL Research Planning and Review Committee. (2016). 2016 top trends in academic libraries: A review of the trends and issues affecting academic libraries in higher education. College & Research Libraries News, 77(6), 274-281. doi: 10.5860/crln.77.6.9505
Borges, M. E. N. (2007). O essencial para a gestão de serviços e produtos de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 5 (1), 115-128. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2007
Cândido, A. C. (2015). Identificação das práticas de inovação aberta nas parcerias estratégicas: avaliação realizada com prestadores de cloud computing. Tese de doutorado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. Recuperado de https://run.unl.pt/bitstream/10362/14833/1/Candido_2015.pdf
Coletta, T. G., Silva, E. G., & Cassin, F. H. (2016). Sustentabilidade em serviços: ações da Biblioteca da EESC/USP. In Anais do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Manaus: UFAM.
Costa, M. F. O. (2016). Estudos de usuários: aspectos teórico-conceituais. In M. F. O. Costa. Estudos de usuários da informação: ensino e aprendizagem no Brasil. Fortaleza: Edições UFC, pp. 51- 103.
Cunha, M. B. (2000). Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, 29(1), 71-89. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a8.pdf
Dias, M. M. K., & Belluzzo, R. C. B. (2003). Gestão da informação em ciência e tecnologia sob a ótica do cliente. Bauru: EDUSC.
Figueiredo, N. M. (1994). Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT.
Freitas, A. L. P., Bolsanello, F. M. C., & Viana, N. R. N. G. (2008). Avaliação da qualidade de serviços de uma biblioteca universitária: um estudo de caso utilizando o modelo Servqual. Ciência da Informação, 37(3), 88- 102. Recuperado de https://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652008000300007
Jianzhong, W. & Chen, X. (2013). Transition and transcendence: the innovative development of Shanghai Library. Library Management, 34(1/2), 20-30. Recuperado de https://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/01435121311298243
King, J. G. (2016). Extended and experimenting: library learning commons service strategy and sustainability. Library Management, 37(3/4), 265-274. Recuperado de http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/LM-04- 2016-0028
Martínez-Silveira, M. & Oddone, N. (2007). Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, 36 (2), 118-127. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ci/v36n2/12.pdf
Partridge, H. L., Menzies, V., Lee, J. M., & Munro, C. (2010). The contemporary librarian: skills, knowledge and attributes required in a world of emerging technologies. Library and Information Science Research, 32(4), 265-271. Recuperado de http://eprints.qut.edu.au/37997/1/c37997.pdf
Peixoto, D. C., & Barcellos, M. S. (2016). Empréstimo de sacola retornável junto aos livros numa biblioteca universitária do Espírito Santo: relato de experiência. In Anais do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Manaus: UFAM.
Phillips, A. (2016) Educating at scale: sustainable library learning at the University of Melbourne. Library Management, 37(3), 149-161. Recuperado de http://www.emeraldinsight.com/doi/pdfplus/10.1108/LM-04-2016- 0020
Ribeiro, R. M. R., Oliveira, G. M. T. de, Rocha, S. dos S., Ferreira, M. do C. S. B., & Santana, I. C. N. (2016). Projeto Negociação Solidária: gestão sustentável do acervo. In Anais do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Manaus: UFAM.
Rossi, T. (2012). Gestão de competências na prestação de serviços de informação em bibliotecas de universidades da região de Florianópolis. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Sampaio, M. I. C., Fontes, C. de A., Rebello, M. A. de F. R., Zani, R. M. F., Barreiros, A. de A., Prado, A. M. M. da C., . . . Netto, A. C. (2004). PAQ - Programa de avaliação da qualidade de produtos e serviços de informação: uma experiência no SIBi/USP. Ciência da Informação, Brasília, 33 (1), 142-148.
Santos, G. C. (2016). Sustentabilidade e visibilidade da produção científica: a construção do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Unicamp. In Anais do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Manaus: UFAM.
Santos, L. C., Fachin, G. R. B., & Varvakis, G. (2003). Gerenciando processos de serviços em bibliotecas. Ciência da Informação, 32(2), 85-94. Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1009
Seminário de Suporte à Pesquisa e Gestão de Dados Científicos: panorama atual e desafios. (2017). Florianópolis: UFSC. Recuperado de http://seminariosuportepesquisa.ufsc.br/
Silva, C. C. M. (2006). O perfil do bibliotecário de referência das bibliotecas universitárias do estado de Santa Catarina. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de http://www.tede.ufsc.br/teses/PCIN0014.pdf
Silveira, M. M. & Vianna, W. B & Cândido, A. C. (2017). Fundamentos conceituais para abordagens de gestão da inovação em bibliotecas. Biblios: revista de biblioteconomia e Ciência da Informação,68, 69-81. Recuperado de http://www.scielo.org.pe/pdf/biblios/n68/a05n68.pdf
Sputore, A., Humphries, P., & Steiner, N. (2015). Sustainable academic libraries in Australia: exploring ‘radical collaborations’ and implications for reference services. In Proceedings of World Library And Information Congress. Cidade do Cabo. Recuperado de http://library.ifla.org/id/eprint/1078
Tarapanoff, K., Araújo, R. H., Jr., & Cormier, P. M. J. (2000). Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência da Informação, 29(3), 91-100. Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/876
Villa Barajas, H. & Alfonso Sánchez, I. R. (2005). Biblioteca híbrida: el bibliotecario en medio del tránsito de lo tradicional a lo moderno. ACIMED, 13(2). Recuperado de http://eprints.rclis.org/6474/
Weber, C. (2011). As bibliotecas e o aporte para o desenvolvimento sustentável. In Congresso Internacional Responsabilidade e Reciprocidade: valores sociais para uma economia sustentável. Recanto Maestro: Faculdade Antonio Meneghetti. Recuperado de https://reciprocidade.emnuvens.com.br/rr/article/view/64/62
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atoz is a open access journal and the authors have permission and are encouraged to deposit their papers in personal web pages, institutional repositories or portals before (pre-print) or after (post-print) the publication at AtoZ. It is just asked, when and where possible, the mention, as a bibliographic reference (including the atributted URL), to the AtoZ Journal.
The authors license the AtoZ for the solely purpose of disseminate the published work (peer reviewed version/post-print) in aggregation, curation and indexing systems.
The AtoZ is a Diadorim/IBICT green academic journal.
All the journal content (including instructions, editorial policies and templates) - except where otherwise indicated - is under a Creative Commons Attribution 4.0 International, since October 2020.
When published by this journal, articles are free to share (copy and redistribute the material in any support or format for any purpose, even commercial) and adapt (remix, transform, and create from the material for any purpose , even if commercial). You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made
AtoZ does not apply any charges regarding manuscripts submission/processing and papers publication.
























