Gestão da informação em turismo
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91678Palabras clave:
Informação, Turismo, Revisão integrativa,Resumen
Introdução: O Turismo é uma atividade socioeconômica contemporânea, composta por organizações do setor de serviços da economia global. O estudo da gestão e dos fluxos de informação pode se constituir em um aporte para a administração da dinâmica sistêmica da atividade turística, visto que é possível considerar que sem informação é impossível planejar o desenvolvimento turístico de um destino, ao mesmo tempo em que, a partir da informação, se dá a motivação, a decisão e a realização de viajar. Diante disso, tem-se como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca da informação em turismo, a partir dos termos Informação e Turismo, em duas etapas. Método: Etapa I. Pesquisa na Web of Science (WoS), na qual o corpus do estudo foi colocado para a análise na plataforma VOSviewer; e Etapa II. Pesquisa nas bases de dados das áreas específicas: Brapci e PubTur. Resultados: Ambas Etapas apontam que a informação é um termo recente na discussão em turismo, cuja relação no campo científico começou com insights teóricos e atualmente vem ganhando destaques nas pesquisas aplicadas, principalmente por meio de entrevistas com gestores. Conclusão: Cabe a reflexão acerca da relação das áreas das Ciências Sociais Aplicadas, como o Turismo e a Ciência da Informação, em interface com a sociedade, considerando a essencialidade da informação para a tomada de decisão no turismo, próximas investigações devem investigar se o campo de pesquisa pouco explorado é reflexo de um desenvolvimento turístico pouco maduro e não priorizado no Brasil.
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