Metodologia de anotação em vídeo para o treinamento inicial de professores em competência digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.90002

Palabras clave:

Formación inicial del profesorado, competencia digital, anotaciones de video, etiquetado social.

Resumen

Introdução: Para que os professores dominem as competências digitais, é necessário que eles também conheçam e entendam as competências que são geradas em seus alunos quando utilizam as tecnologias digitais em suas salas de aula. Por esta razão, este estudo aborda o treinamento de habilidades digitais em professores de pré-serviço, onde um grupo de 98 alunos de pré-serviço deve identificar as habilidades observadas em um vídeo, e analisar o impacto que é alcançado nesta identificação de habilidades quando se utiliza a metodologia de anotações em vídeo com rotulagem. Métodos: A pesquisa propõe um estudo de caso com um desenho qualitativo e técnicas de análise mínima de unidade usando etiquetas livres e prefixadas dadas pelos professores como variáveis de análise. Resultados: 225 anotações foram analisadas qualitativamente e comparadas de acordo com grupos e variáveis de estudo. Conclusões: Conclui-se que as anotações são uma metodologia que ajuda na identificação e aprendizagem das competências digitais, encontrando diferenças de acordo com as variáveis e grupo de estudo, em favor da rotulagem prefixada pelos resultados na quantidade e amplitude das explicações encontradas nas anotações dadas. O estudo conclui com uma análise de suas limitações como proposta para diferentes opções de pesquisa que ampliam uma linha cada vez mais consolidada de anotações em vídeo na educação.

Biografía del autor/a

Manuel Cebrian de la Serna, Universidad de Málaga, Malaga, Andalucia, España

-Full Professor, Málaga University, and director Group of Research Globalization, technology, education and learning -Gtea- (http://gtea.uma.es), and other asociation (Edutec, EERA, Aidipe,FIUU…).
-2019 Vicerrector of Virtual Campus an Teaching Innovation. Internacional University of Andalusia. https://www.unia.es/
-He has been director of the Institute of Science Educación1994-98, Director of Educational Innovation 1998-00 and 2000-03 Director of Virtual Education at the University of Malaga. National Assessment Evaluator (ANEP) for the R & D-ANEP-(Spain) and other agencies in Spain.
-International consultant of the National Distance Education in Mexico [www.sined.mx], and scientific committee member in various scientific journals (http://www.revistacomunicar.com).
-He has the award "Order of Puerto Ayacucho" granted by the City Council of Puerto Ayacucho, capital of Amazonas State by the management of projects in Amazonas http://amazonas.uma.es.
-He is the promoter of educational innovation with the Iberoamerican Network of Higher Education -Resib- [http:// resib.org], as also involved in other collaborative projects in Uzbekistan -Tempus- [http://uzbek.uma.es].
-He has been director of a major production of audiovisual and multimedia (http://gtea.uma.es/multimedia) and technological developments "Open Federated Environment" -OFE- GTEAVIRTUAL (http://gteavirtual.org); and articles and books on topics of interest, resulting from the direction of national and international projects.
-Director of the research group: Globalization, Technology, Education and Learning (Gtea), Junta de Andalucía (SEJ-462). Actively Director of the R + D +i projects (Erasmus +, Tempus, Feder, etc.) [http://erubrica.org/]. Nowadays: 1. Study of the impact of technologies in evaluating the competencies in the practicum [http://erubrica.uma.es/?page_id=650]; 2. Lelenet.net and 3. Video Annotation Network Project [https://goo.gl/RInMGm].
-Editor Practicum Journal [https://revistapracticum.com/] and member of the Practicum Network: Association for the development of the practicum and external practices (REPPE).

Violeta Cebrian Robles, Universidad de Extremadura, Mérida, Badajoz, España

Professor of Education at the University of Extremadura. Graduated in Pedagogy, and Phd in Equity and Innovation in Education at Vigo University. Law degree from Málaga University, Master in Criminal Law and Criminal Policy, Master in Teaching in Secondary Education and Baccalaureate, Vocational Training and Language Teaching. Expert mediation in civil and commercial matters.

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Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Cebrian de la Serna, M., & Cebrian Robles, V. (2023). Metodologia de anotação em vídeo para o treinamento inicial de professores em competência digital. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 12, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.90002

Número

Sección

Artículos