Uma perspectiva epistemológica crítico-dialética da Gestão do Conhecimento Científico: contribuições da praxeologia Bourdeusiana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.83420

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento Científico, Epistemologia Crítico-dialética, Praxeologia de Bourdieu

Resumen

Introdução: Os posicionamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos trazem implicações diretas sobre como são construídos os objetos de pesquisa. A partir do mapeamento de eixos epistemológicos centrais, escolheu-se o crítico-dialético para discutir a Gestão do Conhecimento Científico (GCC), mais especificamente, a partir das contribuições epistemológicas e teórico-metodológicas do pensamento praxeológico de Bourdieu, compreendendo as suas proposições sobre o campo científico como expressão do eixo escolhido. Método: Foi adotada a discussão teórica e revisão literária de obras de Bourdieu e de aspectos conceituais da GCC, tomando-a como uma área interdisciplinar cujos fenômenos podem ser lidos pela dinâmica do campo científico e que está voltada para processos de produção e difusão do conhecimento científico que se efetivam pelo encontro da Gestão do Conhecimento (GC) e da Comunicação Científica (CC). Resultados: A partir da discussão sobre princípios epistemológicos do eixo crítico-dialético para a compreensão do fazer científico, enfatizando as concepções de Bourdieu sobre campo científico, os resultados apontaram contribuições para repensar a definição da GCC e oferecer subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da GCC. Conclusão: A discussão permitiu estabelecer recursos investigativos para as pesquisas sobre GCC, dentre os quais a formulação de questões balizadoras para a construção de instrumentos de coleta e análise de dados sobre o funcionamento da GCC como um campo, identificando, por exemplo, ações dos agentes para obterem capitais científicos e temporais, bem como para transformarem o próprio campo, além de itens como a aquisição de conhecimentos científicos, seu armazenamento e formas de criação e compartilhamento.

Biografía del autor/a

Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, BA, Brasil

Doutorando pelo Programa de Doutorado Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor da UNEB desde 2009, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor chefe da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão do Conhecimento, Gestão da Comunicação, Teorias da Comunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais e Comunicação Comunitária.

Ana Maria Ferreira Menezes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, BA, Brasil

Graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1986) e doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (2002), com estágio de pesquisa (bolsa sanduíche CAPES) no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). Atualmente é professor plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, na modalidade a distância (bolsista CAPES) e Professora permanente do Doutorado Multi-Institucional, Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, políticas públicas, avaliação de políticas públicas, desenvolvimento econômico sustentável, finanças públicas, relações intergovernamentais, descentralização e gestão do conhecimento. 

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Publicado

2022-06-01

Cómo citar

Sampaio, T. S., & Menezes, A. M. F. (2022). Uma perspectiva epistemológica crítico-dialética da Gestão do Conhecimento Científico: contribuições da praxeologia Bourdeusiana. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 11, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.83420

Número

Sección

Artículos