Metodologias ativas como espaço de gestão do conhecimento: uma experiência no ensino superior em Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.80729Palabras clave:
Gestão do conhecimento. Agências de comunicação. Ensino superior. Comunicação.Resumen
Introdução: No cenário atual do ensino superior na área de Comunicação é necessária uma formação que amplie a capacitação diante das exigências do mercado. Se amplia a necessidade de aliar a teoria à prática no ensino, e com isso a compreensão do trabalho em equipe e o conhecimento da dinâmica de atuação das agências de comunicação se tornam necessários para refletir as mudanças de ordem mercadológica, social e comunicacional que ocorrem nas organizações no século XXI. Método: A pesquisa tem como âmbitos de atuação as práxis pedagógica e profissional, e se baseia na proposta metodológica do modelo de gestão do conhecimento chamado de espiral do conhecimento, que envolve o indivíduo, o grupo e o ambiente em uma constante e dinâmica interação. Foi aplicada em sala de aula uma dinâmica de formação de agências de comunicação por grupos de estudantes de graduação, no período de 2014 a 2019. Resultados: A mudança do método tradicional para o processo de gestão do conhecimento proposto gerou insegurança e um esforço de interlocução pelos alunos, exigindo maturidade e uma posição de maior autonomia. As agências de comunicação montadas pelos alunos apresentaram a sua identidade e as peças de comunicação criadas, proporcionando oportunidades para entrarem em contato com o mercado de trabalho. Conclusão: O processo de gestão do conhecimento se materializou assim que as interações promoveram reflexões sobre o próprio “eu”, e foi possível perceber que a gestão do conhecimento é uma relação de ensinar-aprender e coexistência entre todos os atores do processo de ensino.
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