Metodologias ativas como espaço de gestão do conhecimento: uma experiência no ensino superior em Comunicação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.80729

Palabras clave:

Gestão do conhecimento. Agências de comunicação. Ensino superior. Comunicação.

Resumen

Introdução: No cenário atual do ensino superior na área de Comunicação é necessária uma formação que amplie a capacitação diante das exigências do mercado. Se amplia a necessidade de aliar a teoria à prática no ensino, e com isso a compreensão do trabalho em equipe e o conhecimento da dinâmica de atuação das agências de comunicação se tornam necessários para refletir as mudanças de ordem mercadológica, social e comunicacional que ocorrem nas organizações no século XXI. Método: A pesquisa tem como âmbitos de atuação as práxis pedagógica e profissional, e se baseia na proposta metodológica do modelo de gestão do conhecimento chamado de espiral do conhecimento, que envolve o indivíduo, o grupo e o ambiente em uma constante e dinâmica interação. Foi aplicada em sala de aula uma dinâmica de formação de agências de comunicação por grupos de estudantes de graduação, no período de 2014 a 2019. Resultados: A mudança do método tradicional para o processo de gestão do conhecimento proposto gerou insegurança e um esforço de interlocução pelos alunos, exigindo maturidade e uma posição de maior autonomia. As agências de comunicação montadas pelos alunos apresentaram a sua identidade e as peças de comunicação criadas, proporcionando oportunidades para entrarem em contato com o mercado de trabalho. Conclusão: O processo de gestão do conhecimento se materializou assim que as interações promoveram reflexões sobre o próprio “eu”, e foi possível perceber que a gestão do conhecimento é uma relação de ensinar-aprender e coexistência entre todos os atores do processo de ensino.

Biografía del autor/a

Tamara de Souza Brandão Guaraldo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - UNESP (PPGCI) e dos cursos de graduação em Relações Públicas e Comunicação: Rádio, TV e internet da UNESP- Bauru. Graduada em Comunicação Social, Mestre em Comunicação e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publicado

2022-01-22

Cómo citar

Guaraldo, T. de S. B. (2022). Metodologias ativas como espaço de gestão do conhecimento: uma experiência no ensino superior em Comunicação. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 11, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.80729

Número

Sección

Artículos