Ação cultural com mídias sociais: análise do Facebook do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB)
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.76615Palabras clave:
Mídias sociais, Biblioteca pública, Cibercultura, Ação culturalResumen
Introdução: Considerando o cenário da comunicação a partir das mídias sociais, objetiva-se verificar como as bibliotecas têm utilizado essas mídias para interagir com seu público, tendo como objeto de estudo a página oficial do Facebook do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). Os principais aportes teóricos utilizados pela pesquisa levaram em conta o tema discutido no artigo. Sobre cibercultura e mídias sociais, embasando-se em autores como Lévy (2010), Lemos (2013) e Recuero (2010) e sobre ação cultural com base em Coelho (2001), Milanesi (2003) e Barros (2010). Método: A metodologia aplicada contemplou a análise documental. Junto à análise documental do Facebook do SisEB, foi realizada também a análise de conteúdo de acordo com Bardin (1977), a fim de verificar se os conteúdos publicados nessa rede estão relacionados à ação cultural. Resultados: Os resultados apontam primeiras inferências de que o SisEB publica mais conteúdos de caráter informativo e divulgação de suas atividades do que a promoção de ação cultural propriamente dita. Conclusão: Tais atividades podem contribuir para que as esferas da ação cultural, conforme Coelho (2001), se tornem realidade.
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