Knowledge sharing and collaborative learning in time of pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76168

Keywords:

Knowledge sharing, Collaborative learning, Librarianship, Covid-19, Reference Service

Abstract

Introduction: The new coronavirus pandemic has imposed emergency changes in many segments of society. Objective: It reports and discusses the results of the pandemic learning assessment process from the Special Extracurricular Activity (SEA), Reference Information Service (RIS), in the undergraduate Library Science course of the Federal University of Amazonas. Method: It consists of an exploratory and descriptive study, with data collected through an online survey, with 65 participants. The instrument consists of three principals: 1) content assessment, 2) expansion potential concerning content and applicability, and 3) student self-assessment. Results: Students from different periods of the course participated in the survey. Overall, most students in all aspects positively assessed SEA (general perspectives, open classes, theoretical and practical content, and student performance). Conclusion: In a time of the pandemic, services were reinvented. With the SEA, the share of knowledge in a collaborative form was positive, through the use of active methodologies, being well evaluated by the participating students. In this way, the report of the actions and efforts committed to knowledge building and learning are elements that contribute to academic activities support and progress, as well as learning how to learn.

Author Biographies

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas

Doutora (2017) e mestra (2012) em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Biblioteconomia pela UFAM. Professora do Curso de Biblioteconomia, da Faculdade de Informação em Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA/UFAM) e do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Sustentabilidade NGS\EGC\UFSC. É avaliadora de periódico nacional e internacional. Tem competência de atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Comunicação, Fluxos Informacionais e áreas relacionadas; Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas, Empresas de Base Tecnológica e startup.

Ketry Gorete Farias dos Passos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Ciência da Informação (2015-2019) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN (2012). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Graduada em Biblioteconomia - Hab. Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2009). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação - DBI/UDESC (De Set de 2014 à Julho de 2018). Bolsista CAPES/PROF (2011 e 2018), atuando como tutora em disciplinas da Graduação nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Sustentabilidade NGS\EGC\UFSC (2010 - até o momento). Atuou na empresa Arquivo Contabilidade & Consultoria (2012-2013) dirigindo o processo de Gestão Eletrônica de Documentos. Atuou como professora substituta na UFSC (2009-2010). Foi pesquisadora CAPES/CNPQ nível DTI-C das atividades do Programa de Tecnologias Educacionais e Sociais do Projeto de Pesquisa Laptop na escola: um estudo da produção da imagem como estratégia de aprendizagem (2012-2014).

Sirlene Pintro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora (2020) e Mestra (2012) em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Bibliotecária do Serviço de Competência em Informação e Suporte à Pesquisa da Biblioteca Universitária da UFSC (BU/UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS-UFSC). Áreas de atuação: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão da Informação, Fluxos Informacionais, Serviço de Referência, Competência em Informação e áreas relacionadas.

Priscila Machado Borges Sena, Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB)

Doutora (2020) e Mestra (2014) em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis. Especialista em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: ecossistema de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação, gestão documental, gestão da informação, gestão do conhecimento, bibliotecas universitárias na educação a distância e bibliotecas escolares. Integra o Grupo de Pesquisa Via Estação do Conhecimento (VIA) e, o Instituto de Pesquisas Biblion (BIBLION). Atuou como Professora Substituta de 2015 a 2016 no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Defendeu tese de doutorado, sob a orientação da professora doutora Ursula Blattmann, sobre Fontes de Informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid, sob a orientação do professor doutor José Antonio Moreiro González. Está Editora de Relacionamento na Revista ACB; Diretora de Formação Política e Profissional (Gestão 2020-2023) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB); e Bibliotecária Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Bibliotecas Escolares do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª região (CRB 14).

Jessica Bedin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Informação (2017), especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares (2015) e bacharel em Biblioteconomia (2014) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa do grupo de pesquisa Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação. Atua como Professora e Coordenadora do curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

References

Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S., & Batista, R. L. N. F. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, 25(51), 255-280.

Cabrera Ruiz, I. I. (2009). Autonomía en el aprendizaje: direcciones para el desarrollo en la formación profesional/Autonomous learning: directions to develop in the professional formation. Actualidades investigativas en educación, 9(2).

Carneiro, L. A., Rodrigues, W., França, G., & Prata, D. N. (2020). Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, 9(8), e267985485-e267985485.

Dominic, D. D., & Hina, S. (2016, August). Engaging university students in hands on learning practices and social media collaboration. In 2016 3rd International Conference on Computer and Information Sciences (ICCOINS) (pp. 559-563). IEEE.

Ellis, C. A., Gibbs, S. J., & Rein, G. (1991). Groupware: some issues and experiences. Communications of the ACM, 34(1), 39-58.

Freire, P. (1997). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Fuks, H., Raposo, A. B., Gerosa, M. A., Pimentel, M., Filippo, D., & Lucena, C. J. P. (2011). Teorias e modelos de colaboração. In Pimentel, Mariano, & Fuks, Hugo (Org.). Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, pp.16-33.

Moreira, J. A., Henriques, S., & Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364.

Neves, D. A. B. (2007). Meta-aprendizagem e Ciência da Informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Perspectivas em Ciência da Informação, 12(3), 116-128.

Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier.

Organização das Nações Unidas Brasil (2020). ONU: não deixar ninguém para trás significa não deixar ninguém off-line. Recuperado de https://unicrio.org.br/onu-nao-deixar-ninguem-para-tras-significa-nao-deixar-ninguem-offline/

Parung, J., & Bititci, U. S. (2008). A metric for collaborative networks. Business Process Management Journal, 14(5), 654-674.

Piaget, J. (1996). Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes.

Santos, G. de S. (2015). Espaços de aprendizagem. In Bacich, L., Tanzi Neto, A., & Trevisani, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.

Silva, E. H. B., Silva Neto, J. G., & Santos, M. C. (2020). Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, 29-44.

Universidade Federal do Amazonas. Portaria N. 36 de 08 de maio de 2020. Manaus: UFAM, 2020.

Vigotsky, L. S. (1989). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Published

2020-12-18

How to Cite

Inomata, D. O., Passos, K. G. F. dos, Pintro, S., Sena, P. M. B., & Bedin, J. (2020). Knowledge sharing and collaborative learning in time of pandemic. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 9(2), 206–215. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76168

Issue

Section

Thematic Dossier - Interdisciplinary Informational Practices in the Context of Coronavirus (COVID-19): Article