Covid-19: capacidade de dispersão viral à luz da interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.76018Palabras clave:
Ensino de Biologia, Ensino de Física, Conceitos de movimento, Pandemia viral, Novo Coronavírus.Resumen
Introdução: A síndrome respiratória aguda grave SARS-CoV-2 foi identificada em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan e logo se tornou pandêmica e já apresentava casos no mundo todo. Esta dispersão mundial foi amplamente estudada e pode ser explicada de diversas formas, inclusive de maneira interdisciplinar com conteúdos da grade do Ensino Médio. Métodos: Este estudo objetivou caracterizar a dispersão da COVID-19 nos 102 municípios do estado de Alagoas com uma perspectiva de aprendizagem de conteúdos, através de uma análise interdisciplinar utilizando conceitos de Biologia e Física, a fim de entender desde o primeiro registro de caso em cada município, como o vírus se movimentou no estado e a velocidade com que a dispersão ocorreu. O trabalho foi realizado com os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Virgem dos Pobres, Arapiraca – AL, com o intuito de aquisição de competências à educação como um todo, priorizando o aluno como agente do seu próprio conhecimento. Resultados: A velocidade de dispersão do vírus apresentou uma oscilação, praticamente constante, apresentando movimentos crescente e decrescente, configurando movimentos acelerados e desacelerados, respectivamente, com valores em um intervalo de 0,02 a 0,27 km/h e com média de 0,09 km/h. Conclusão: Foi possível de forma ilustrativa e na prática entender como os conhecimentos escolares podem ser aplicados aos fenômenos naturais cotidianos, além de oferecer uma forma de melhor compreensão para a dispersão do novo Coronavírus.
Citas
Bender, W. N. (2014). Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso.
Carvalho, W. R G., Oliveira, S., Silva, V. P. da, & Limongi, J. E. (2020). Distanciamento social: fôlego para ciência durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. InterAmerican Journal of Medicine and Health, 3:1-3. doi: 10.31005/iajmh.v3i0.113.
Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Huang, C., Wang, Y., Li, X., Ren, L., Zhao, J., Hu, Y., Zhang, L., Fan, G., Xu, J., Gu, X., Cheng, Z., Yu, T., Xia, J., Wei, Y., Wu, W., Xie, X., Yin, W., Li, H., Liu, M., Xiao, Y., Gao, H., Guo, L., Xie, J., Wang, G., Jiang, R., Gao, Z., Jin, Q., Wang, J., & Cao, B. (2020) Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. The Lancet, 395(10223):497-506. doi: 10.1016/S0140-6736(20)30183-5.
Leis, H. R. (2005). Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, (73):2-23.
Pombo, O. (2005). Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, 1(1):3-15. doi: 10.18617/liinc.v1i1.186.
Tian, H., Liu, Y., LI, Y., Wu, C., Chen, B., Kraemer, M. U. G., Li, B., Cai, J., Xu, B., Yang, Q., Wang, B., Yang, P., Cui, Y., Song, Y., Zheng, P., Wang, Q., Bjornstad, O. N., Yang, R., Grenfell, B. T., Pybus, O. G., & Dye, C. (2020). An investigation of transmission control measures during the first 50 days of the COVID-19 epidemic in China. Science, 368(6491):638-642. doi: 10.1126/science.abb6105.
Viboud, C., Bjørnstad, O. N., Smith, D. L., Simonsen, L., Miller, M. A., & Grenfell, B. T. (2006). Synchrony, Waves, and Spatial Hierarchies in the Spread of Influenza. Science, 312(5772):447-451. doi: 10.1126/science.1125237.
Young Digital Planet. (2016). Educação no século 21: tendências, ferramentas e projetos para inspirar. Trad. Danielle Mendes Sales. São Paulo: Fundação Santillana.
Wesolowski, A., Qureshi, T., Boni, M. F., Sundsøy, P. R., Johansson, M. A., Rasheed, S. B., Engø-Monsen, K., & Buckee, C. O. (2015). Impact of human mobility on the emergence of dengue epidemics in Pakistan. Proc Natl Acad Sci U S A, 112(38):11887-11892. doi: 10.1073/pnas.1504964112.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista AtoZ es una revista científica de acceso abierto y los derechos de autor de artículos y entrevistas pertenecen a sus respectivos autores/encuestados. Los autores otorgan a la AtoZ el direito de incluir el material publicado (revisado por pares/pos-print) en em sistemas/herramientas de indización, agregadores o curadores.
Los autores tienen permiso y se les anima a depositar sus artículos en sus páginas personales, depósitos y/o portales institucionales anteriormente (pre-print) y posteriormente (post-print) a la publicación en esa Revista. Se pide, si possible, que se apunte la referencia bibliográfica del artículo (incluyendose la URL) en base a la AtoZ.
La AtoZ es sello verde por Diadorim/IBICT.
Todo el contenido de la revista (incluyendo las instrucciones, modelos y política editorial) a menos que se indique otra cosa, están bajo una Licencia de Atribución de Bienes Comunes Creativos (CC) 4.0 Internacional.
Cuando los artículos son publicados por esta revista, se pueden compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier soporte o formato para cualquier propósito, incluso comercial) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso si es comercial). Debe dar el crédito correspondiente, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios.
La AtoZ no cobra cualquier tasas por la sumisión y/o procesamiento y/o la publicación de artículos.
























