Disseminação Seletiva da Informação e Sistemas de Recomendação: relações teórico-conceituais com ênfase na Plataforma Netflix
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.88243Palabras clave:
Disseminação Seletiva da Informação, Sistema de Recomendação, Netflix, Personalização, Plataformas de streaming.Resumen
Introdução: a pesquisa tem como objetivo estabelecer relações teórico-conceituais entre os serviços de Disseminação Seletiva da Informação e os Sistemas de Recomendação, com ênfase na plataforma Netflix. Método: pesquisa bibliográfica e documental por meio da qual elaborou-se revisão narrativa da literatura sobre a temática e analisou-se documentação e interfaces da plataforma Netflix. Resultados: embora possuam pontos em comum como contexto de surgimento, transformações associadas à evolução da web, elementos equivalentes e objetivo de levar conteúdo personalizado e potencialmente relevante aos usuários, os serviços de Disseminação Seletiva da Informação e os Sistemas de Recomendação possuem como diferenças mais acentuadas o desenvolvimento em áreas do conhecimento distintas e aplicações iniciais diferentes: estes no comércio eletrônico, no marketing e nos Meios de Comunicação em Massa e aqueles em bibliotecas. Especificamente na plataforma Netflix, o Sistema de Recomendação é composto pelos seis elementos que caracterizam um serviço de Disseminação Seletiva da Informação, embora oferte um serviço personalizado bem mais generalizado, por meio de mediação algorítmica. Conclusão: de forma geral, há mais semelhanças que diferenças entre os serviços de Disseminação Seletiva da Informação e os Sistemas de Recomendação.
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