Marketing científico digital na web social
um panorama das interações do público do periódico Em Questão
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v14.95774Palabras clave:
Comunicação Científica, Marketing Científico Digital, Redes Sociais, Revistas Científicas, Em Questão.Resumen
Introdução: pesquisa com objetivo exploratório-descritivo, procedimento documental e abordagem quali-quantitativa. Tem o propósito de discutir estratégias e ações de Marketing Científico Digital a partir das postagens e interações da revista Em Questão nas plataformas Facebook, Instagram e X (Twitter). Método: foram analisadas e exploradas as interações (comentários, curtidas, compartilhamentos, reações) originadas pela revista científica Em Questão nas redes sociais X (Twitter), Instagram e Facebook no período de maio de 2021 a abril de 2023. Resultados: a rede social com maior número de seguidores foi o Facebook (1.077), porém o Instagram acumulou mais engajamento com uma média de 22,17 curtidas por publicação e uma média semestral de 45 publicações, 998 curtidas e 23 comentários. Em relação ao público da revista, foram identificados perfis de homens, mulheres e institucionais, com uma predominância geral do público feminino, enquanto a faixa etária varia dos 18 aos 65 anos, com uma incidência expressiva na faixa entre 35 a 44 anos no Facebook e no Instagram. Conclusão: os dados analisados permitem inferir que o periódico deve manter a presença online, oferecer conteúdo adequado ao ambiente e estabelecer uma atuação responsiva. Além disso, o engajamento ativo e contínuo da audiência com o conteúdo destaca a legitimidade e relevância dos produtos de comunicação científica da Em Questão, enfatizando a necessidade de ampliar o alcance da ciência por meio de ações de Marketing Científico Digital, contribuindo significativamente para sua democratização entre a comunidade científica e, futuramente, na sociedade.
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