Marketing científico digital na web social

um panorama das interações do público do periódico Em Questão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v14.95774

Palabras clave:

Comunicação Científica, Marketing Científico Digital, Redes Sociais, Revistas Científicas, Em Questão.

Resumen

Introdução: pesquisa com objetivo exploratório-descritivo, procedimento documental e abordagem quali-quantitativa. Tem o propósito de discutir estratégias e ações de Marketing Científico Digital a partir das postagens e interações da revista Em Questão nas plataformas Facebook, Instagram e X (Twitter). Método: foram analisadas e exploradas as interações (comentários, curtidas, compartilhamentos, reações) originadas pela revista científica Em Questão nas redes sociais X (Twitter), Instagram e Facebook no período de maio de 2021 a abril de 2023. Resultados: a rede social com maior número de seguidores foi o Facebook (1.077), porém o Instagram acumulou mais engajamento com uma média de 22,17 curtidas por publicação e uma média semestral de 45 publicações, 998 curtidas e 23 comentários. Em relação ao público da revista, foram identificados perfis de homens, mulheres e institucionais, com uma predominância geral do público feminino, enquanto a faixa etária varia dos 18 aos 65 anos, com uma incidência expressiva na faixa entre 35 a 44 anos no Facebook e no Instagram. Conclusão: os dados analisados permitem inferir que o periódico deve manter a presença online, oferecer conteúdo adequado ao ambiente e estabelecer uma atuação responsiva. Além disso, o engajamento ativo e contínuo da audiência com o conteúdo destaca a legitimidade e relevância dos produtos de comunicação científica da Em Questão, enfatizando a necessidade de ampliar o alcance da ciência por meio de ações de Marketing Científico Digital, contribuindo significativamente para sua democratização entre a comunidade científica e, futuramente, na sociedade.

Biografía del autor/a

Nicole Tirello Acquolini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Mestra em Ciência da Informação e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Maurício Coelho da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Samile Andréa de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

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Publicado

2025-12-12

Cómo citar

Acquolini, N. T., Silva, M. C. da, Vanz, S. A. de S., & Barros, T. H. B. (2025). Marketing científico digital na web social: um panorama das interações do público do periódico Em Questão. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 14, 1–13. https://doi.org/10.5380/atoz.v14.95774

Número

Sección

Artículos