Gestão do conhecimento, capacidades dinâmicas e o consumidor
um estudo de caso em uma cooperativa de crédito
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v14.93180Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Consumidor, Capacidade dinâmica, Cooperativa de crédito.Resumo
Introdução: A gestão do conhecimento apresenta-se como agente facilitador para as organizações compreenderem o comportamento do consumidor. Por isso, as empresas se apoiam nesse tipo de ativo na adoção de estratégias sustentáveis para geração de valor aos consumidores. Assim, a Capacidade Dinâmica é vista como emergente e potencial evidência para as empresas entenderem as novas fontes de construção de vantagens competitivas. A partir de tais reflexões, este estudo visa responder a seguinte indagação: qual a relação entre os conhecimentos sobre o consumidor e o desenvolvimento de estratégias de ajustamento ao ambiente em uma cooperativa de crédito? Método: O Estudo de Caso foi o método escolhido com o objetivo de conhecer de forma profunda, ampla e detalhada o objeto de estudo: uma cooperativa de crédito no estado de Minas Gerais. Resultados: O estudo indicou a utilização de 30 práticas de monitoramento do consumidor pela Cooperativa de Crédito em questão, sendo 22 propriamente consideradas práticas de gestão do conhecimento, sendo que a maior parte possui o Sensing como microfundamento de capacidade dinâmica envolvido. Conclusão: O estudo demonstra-se importante por contribuir tanto no âmbito teórico — ao acrescentar à teoria de capacidades dinâmicas a reflexão de que os conhecimentos sobre o consumidor contribuem, efetivamente, para o desenvolvimento destas capacidades — quanto no âmbito empresarial — orientando gestores a obter um conjunto de conhecimentos sobre os consumidores que possibilitem a condução de novas configurações dos recursos, novas estratégias, inovação e a definição de novos negócios.
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