A influência da ideologia política na publicação de pautas legislativas no Twitter Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v14.91930Palavras-chave:
Twitter, Social media, Debate, Big Data, Opinião públicaResumo
Introdução: partindo do conceito de Sofisticação Política (Luskin, 1990), este artigo analisa se os grupos de influência política do Twitter afastados do centro político publicam com mais frequência sobre as pautas da Câmara dos Deputados. A hipótese trabalhada indica que grupos mais politicamente sofisticados apresentam maior incidência de publicações sobre temas legislativos. Método: Para verificar a questão, utilizamos o coeficiente Dice, comparando cerca de 73 mil tweets de 473 deputados federais, 285 influenciadores digitais e 500 usuários comuns aos resumos de 16 sessões extraordinárias da Câmara dos Deputados realizadas entre junho e julho de 2022. Resultados: não é possível afirmar relação entre a ideologização de perfis online e a congruência de publicações aos temas legislativos, com a rejeição da hipótese nula ocorrendo apenas entre os deputados federais. Conclusão: o trabalho contribui para o desenvolvimento de estudos posteriores utilizando técnicas de semelhança de documentos e redes sociais, espaço de destaque no debate político corrente.
Referências
Alvídrez, S., & Franco-Rodríguez, O. (2016). Estilo comunicativo súbito en Twitter: efectos sobre la credibilidad y la participación cívica. Comunicar, 24(47), 89-97. https://doi.org/10.3916/C47-2016-09
Amaral, M. S., & Pinho, J. A. G. de. (2018). Eleições parlamentares no Brasil: o uso do Twitter na busca por votos. Revista de Administração Contemporânea, 22(4), 466-486. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170269
Barberá, P., Jost, J. T., Nagler, J., Tucker, J. A., & Bonneau, R. (2015). Tweeting from left to right: is online political communication more than an echo chamber? Psychological Science, 26(10), 1531-1542. https://doi.org/10.1177/0956797615594620
Blog Twitter. (2019, abril 9). Twitter es la red donde la información política tiene mayor relevancia. Blog.twitter.com. https://blog.twitter.com/es_es/topics/insights/2019/twitter-es-la-red-donde-la-informacion-politica-tiene-mayor-rele
Bolognesi, B., Ribeiro, E., & Codato, A. (2023). Uma nova classificação ideológica dos partidos políticos brasileiros. Dados: Revista de Ciências Sociais, 66(2). https://doi.org/10.1590/dados.2023.66.2.303
Colleoni, E., Rozza, A., & Arvidsson, A. (2014). Echo chamber or public sphere? predicting political orientation and measuring political homophily in Twitter using big data. Journal of Communication, 64(2), 317-332. https://doi.org/10.1111/jcom.12084
Darcy, O. (2022, 2 de dezembro). Discurso de ódio tem salto no Twitter após aquisição de Musk, mostra pesquisa. CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/discurso-de-odio-tem-salto-no-twitter-apos-aquisicao-de-musk-mostra-pesquisa/
Goren, P. (2004). Political sophistication and policy reasoning: A reconsideration. American Journal of Political Science, 48(3), 462-478. https://www.jstor.org/stable/1519910
Habermas, J. (2006). Political communication in media society: does democracy still enjoy an epistemic dimension? The impact of normative theory on empirical research. Communication Theory, 16(4), 411-426. https://doi.org/10.1111/j.1468-2885.2006.00280.x
Java, A., Song, X., Finin, T., & Tseng, B. (2007). Why we twitter: understanding microblogging usage and communities. Proceedings of the 9th WebKDD and 1st SNA-KDD 2007 Workshop on Web Mining and Social Network Analysis, 56-65 https://doi.org/10.1145/1348549.1348556
Lee, E.-J., & Oh, S. Y. (2012). To personalize or depersonalize? When and how politicians’ personalized tweets affect the public’s reactions. Journal of Communication, 62(6), 932-949. https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2012.01681.x
Luskin, R. C. (1990). Explaining political sophistication. Political Behavior, 12(4), 331-361. https://www.jstor.org/stable/586188
Marketplace (2022). Black Twitter has been a cultural engine. Where will that community go if the site breaks? Marketplace.org. https://www.marketplace.org/episode/2022/12/01/black-twitter-has-been-a-cultural-engine-where-will-that-community-go-if-the-site-breaks
Mayhew, D. R. (2004). Congress: the electoral connection. Yale University Press.
Mohsin, M. (2023, outubro 19). 7 estatísticas Twitter que você precisa conhecer [infográfico]. Oberlo. https://www.oberlo.com.br/blog/estatisticas-twitter
Pereira, C., & Mueller, B. (2003). Partidos fracos na arena eleitoral e partidos fortes na arena legislativa: a conexão eleitoral no Brasil. Dados: Revista de Ciêcias Sociais, 46(4), 735–771. https://doi.org/10.1590/s0011-52582003000400004
Portal Terra. (2023, fevereiro 2). Nielsen: 500 mil pessoas atuam como influencers no Brasil. Portal Terra. https://www.terra.com.br/noticias/nielsen-500-mil-pessoas-atuam-como-influencers-no-brasil,5c851569022de63ada0dce1427d621bc9q1v8esq.html
Posegga, O., & Jungherr, A. (2019). Characterizing political talk on twitter: a comparison between public agenda, media agendas, and the twitter agenda with regard to topics and dynamics. Proceedings of the 52nd Hawaii International Conference on System Sciences. https://aisel.aisnet.org/hicss-52/dsm/mediated_conversation/3/
Recuero, R. D. C. (2005). Redes sociais na internet: considerações iniciais. E-Compós, 2. https://doi.org/10.30962/ec.28
Rodrigues, F. (2012, julho 30). Twitter é rede social preferida de jornalistas. UOL. Notícias. Política. https://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2012/07/30/twitter-e-rede-social-preferida-de-jornalistas
Seethaler, J., & Melischek, G. (2019). Twitter as a tool for agenda building in election campaigns? The case of Austria. Journalism, 20(8), 1087-1107. https://doi.org/10.1177/1464884919845460
Soliven, C. J. (2022, novembro 7). #TWT: Three Most Common Twitter Communities You Should Know. Your Guide to the Big City. https://villagepipol.com/three-most-common-twitter-communities-you-should-know/
Twitter. (2025, janeiro 28). Como postar – o que é post, atalhos do teclado e fontes. Twitter.com. https://help.twitter.com/pt/using-twitter/how-to-tweet
Weeks, B. E., Ardèvol-Abreu, A., & Zúñiga, H. G. de. (2017). Online influence? Social media use, opinion leadership, and political persuasion. International Journal of Public Opinion Research, 29(2), 214-239. https://doi.org/10.1093/ijpor/edv050
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.















