A educação de qualidade nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU para combate aos preconceitos contra a população LGBTQIA+: um paralelo entre produção acadêmica e bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91752Palavras-chave:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, População LGBTQIA , Educação, Biblioteca Universitária.Resumo
Introdução: O trabalho almeja contribuir com a compreensão de possíveis estratégias para a redução de preconceitos contra a população de LGBTQIA+, pelo viés da Educação, tendo como base o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), qual seja Educação de Qualidade, da Agenda 2030, materializando-se por meio de propostas de ações socioeducativas acerca da população mencionada em bibliotecas universitárias, contidas na produção acadêmica em literatura brasileira dentro da angulação temática entre Educação, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Método: A pesquisa possui caráter bibliográfico e exploratório, realizada por meio de um levantamento referencial na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), fazendo uso da técnica de Análise de Conteúdo para identificar os assuntos referentes às temáticas da investigação, a fim de mapear propostas de ações que possam ser executadas em bibliotecas universitárias acerca do tema em território nacional. Resultados: As buscas retornaram poucos resultados de produção acadêmica sobre a população LGBTQIA+ na Ciência da Informação e Biblioteconomia, de modo que não houve material substancial que abordasse as práticas no ambiente da biblioteca universitária destinadas a essa população dentro do contexto brasileiro, mas também apontam para possíveis ações que podem ser replicadas nas bibliotecas universitárias para redução da LGBTfobia. Conclusão: Verifica-se uma carência de iniciativas de atividades e ações em bibliotecas voltadas para as pessoas LGBTQIA+ na literatura identificada e, nessa perspectiva, observa-se a urgência da necessidade de fomentar discussões acerca do tema, atrelando-o ao viés do desenvolvimento sustentável, com vistas a contribuir com debates para a minimização de preconceitos contra as minorias sociais.
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