Gestão da informação em turismo

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91678

Palavras-chave:

Informação, Turismo, Revisão integrativa,

Resumo

Introdução: O Turismo é uma atividade socioeconômica contemporânea, composta por organizações do setor de serviços da economia global. O estudo da gestão e dos fluxos de informação pode se constituir em um aporte para a administração da dinâmica sistêmica da atividade turística, visto que é possível considerar que sem informação é impossível planejar o desenvolvimento turístico de um destino, ao mesmo tempo em que, a partir da informação, se dá a motivação, a decisão e a realização de viajar. Diante disso, tem-se como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura acerca da informação em turismo, a partir dos termos Informação e Turismo, em duas etapas. Método: Etapa I. Pesquisa na Web of Science (WoS), na qual o corpus do estudo foi colocado para a análise na plataforma VOSviewer; e Etapa II. Pesquisa nas bases de dados das áreas específicas: Brapci e PubTur. Resultados: Ambas Etapas apontam que a informação é um termo recente na discussão em turismo, cuja relação no campo científico começou com insights teóricos e atualmente vem ganhando destaques nas pesquisas aplicadas, principalmente por meio de entrevistas com gestores. Conclusão: Cabe a reflexão acerca da relação das áreas das Ciências Sociais Aplicadas, como o Turismo e a Ciência da Informação, em interface com a sociedade, considerando a essencialidade da informação para a tomada de decisão no turismo, próximas investigações devem investigar se o campo de pesquisa pouco explorado é reflexo de um desenvolvimento turístico pouco maduro e não priorizado no Brasil.

Biografia do Autor

Brendha Stacy Rangel, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestranda em Turismo (PPGTurismo/UFPR)

Juliana Medaglia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutorado em Ciência da Informação (ECI/UFMG)

Referências

Barboza, E. L.; Fadel, B.; Valentim, M. L. P. (2019). Contribuições dos fluxos de informação para o turismo de bonito-ms. Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação, n. XX ENANCIB.

Biz, A. A., Nakatani, M. S. M., & de Souza Pavan, C. (2013). Análise da gestão da informação na Secretaria de Estado do Turismo do Paraná–SETU-PR. Revista Turismo em Análise, 24(2), 278-297.

Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11), 121-136.

Braga, D. C. (2003). Investigação da demanda turística como fator fundamental para o planejamento e o desenvolvimento do turismo. Turismo contemporâneo: desenvolvimento, estratégia e gestão, 43-60.

Brasil. (2023). Turismo. Turismo será responsável por quase 8 milhões de empregos e 7,8% do PIB do Brasil em 2023, indica WTTC. Recuperado de https://abrir.link/PMLqM

Boso, A. K., & de Jesus Nascimento, M. (2008). Programas de governo das Secretarias de Educação e de Turismo, Cultura e Esporte do estado de Santa Catarina: consumidores e produtores de informação governamental. Revista ACB, 13(2), 391-413.

Bufrem, L. S., Costa, F. D. D. O., Gabriel Junior, R. F., & Pinto, J. S. D. P. (2010). Modelizando práticas para a socialização de informações: a construção de saberes no ensino superior. Perspectivas em Ciência da Informação, 15, 22-41.

Cavalcante, L. E., & Dias, E. L. O mercado de informação no setor turístico brasileiro. Informação & Informação; v. 6, n. 2 (2001); 121-129, 24(2), 129-121.

Jorge, C. F. B., Menegassi, C. H. M., Machado, J. G. D. C. F., Ferrer, W. M. H., & Cardoso, F. M. S. (2021). Estratégias baseadas no uso de informações e conhecimentos visando sustentar as atividades empresariais durante a pandemia de Covid-19. Brazilian Journal of Information Science, 15(1), 12.

Medaglia, J. (2017). Os desafios do uso qualificado da informação em turismo: o caso da pesquisa de demanda turística real de Diamantina/MG. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Medaglia, J., & Ortega, C. D. (2015). Mediação da Informação em Turismo: um estudo introdutório. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 6(2), 126-147.

Middleton, V. T., Fyall, A., Morgan, M., & Ranchhod, A. (2001). Marketing in Travel and Tourism, Butterworth.

Miguel, M. C., da Costa, R. D. P. F., do Nascimento, L. A. D. L., & da Silveira, R. Z. (2022). Turismo em interfaces com a Ciência da Informação: um enfoque situacional a partir da BRAPCI. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 13(1), 138-162.

Nadal, M. (2002). Información turística en destino. International Thomson Editores Spain Paraninfo, SA.

Nascimento, M., & Silva, P. S. (2004). Informação: insumo básico para o desenvolvimento do setor de turismo em Santa Catarina. Perspectivas em Ciência da Informação, 9(1).

Nunes, R. F., Medaglia, J., & Stadler, A. (2020). Destinos turísticos inteligentes e gestão do conhecimento: possíveis convergências. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 9(1), 61-73.

Pavan, C. S. (2016). Análise do fluxo de informação e processo de criação de conhecimento de uma destination management organization: estudo de caso no Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB). Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Pavan, C. S., & Biz, A. A. (2016). Análise do fluxo de informação e processo de criação de conhecimento de uma destination management organization: estudo de caso no Curitiba, região e litoral convention & visitors burea. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, 10(2), 92-96.

Portal De Periódicos CAPES/MEC: Acervo. Recuperado de https://abrir.link/xtIyV

Smit, J. W. (2012). The information in Information Science. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 3 n. 2 (2012); 84-101, 24(2), 101-84.

UNWTO. Barómetro OMT del Turismo Mundial. Recuperado de https://abrir.link/UFQPL

Vital, L. P., Floriani, V. M., & Varvakis, G. (2014). O fluxo de informação sob a ótica de gestores públicos em turismo. Informação & Informação, 19(3), 150-167.

VOSviewer. Home. Recuperado de https://abrir.link/k2pdq

Downloads

Publicado

2025-02-14

Como Citar

Rangel, B. S., & Medaglia, J. (2025). Gestão da informação em turismo : uma revisão integrativa. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 13, 1–12. https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91678

Edição

Seção

Artigos