Instrumentos de conhecimento, atitudes e práticas aplicados em situação de crise

estudo cienciométrico durante o período de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v14.91532

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Políticas de saúde, COVID-19

Resumo

Introdução: a educação em saúde é uma tarefa contínua da vida moderna e global. As deficiências de saúde  agravam-se em momentos de crise, como na recente pandemia de COVID-19. A implementação do instrumento de conhecimentos, atitudes e práticas (CAP) é uma estratégia para elevar a manutenção da saúde. Objetivo: realizar um estudo cienciométrico sobre CAP e COVID-19 para fins de identificar as principais lacunas de pesquisa sobre este tema. Método: pesquisa realizada nas plataformas Web of Science e PubMed com os termos “KAP and COVID-19”. Foram selecionados 335 artigos usando os seguintes critérios de elegibilidade: artigos publicados nos anos de 2020 a 2022 que usaram o instrumento CAP em vários aspectos da pandemia de COVID-19. Resultados: a pesquisa baseada em CAP aumentou significativamente desde 2020, com maior número de publicações em 2021. O tema mais frequente foi o conhecimento sobre prevenção e conscientização (44,47%). A África apresentou o maior número de publicações utilizando o CAP (63,77%) seguido pela Ásia (15,94%). A maioria das intervenções CAP descritas e analisadas foram direcionadas à população em geral. Conclusão: é possível que em países desfavorecidos, a busca por conhecimentos, atitudes e práticas de saúde dos cidadãos seja fundamental para o controle de uma emergência de saúde coletiva, como revelado na pandemia da COVID-19. Este estudo demonstrou que a estratégia de reconhecer questões fundamentais de saúde em cada população é uma ferramenta útil para o desenvolvimento de novas e eficientes políticas de saúde.

Biografia do Autor

Mauro Renato Pascotini, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

Médico. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNICESUMAR.

Beatriz Pierini Pepi, Curso de Medicina, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

Curso de Medicina, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

Michele Bueno Melo, Curso de Medicina, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

Curso de Medicina, Universidade Cesumar (UNICESUMAR)

Mirian Ueda Yamaguchi, Universidade Cesumar (UNICESUMAR) e Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNICESUMAR e Pesquisadora no Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)

Referências

Al-Hanawi, M. K., Angawi, K., Alshareef, N., Qattan, A. M. N., Helmy, H. Z., Abudawood, Y., Alqurashi, M., Kattan, W. M., Kadasah, N. A., Chirwa, G. C., & Alsharqi, O. (2020). Knowledge, Attitude and Practice Toward COVID-19 Among the Public in the Kingdom of Saudi Arabia: a Cross-Sectional Study. Frontiers in public health, 8, 217. https://doi.org/10.3389/fpubh.2020.00217

Andrade, K. R. C., Pereira, M. G. (2020) Tradução do conhecimento na realidade da saúde pública brasileira. Rev Saude Publica, 54(72). https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002073

Ardito, L., Coccia, M., & Messeni Petruzzelli, A. (2021). Technological exaptation and crisis management: Evidence from COVID‐19 outbreaks. R&D Management, 51(4), 381–392. https://doi.org/10.1111/radm.12455

Atlasi, R., Chakoli, A.N., Kalhori, S. R. N., Moradi, S., Naemi, R. (2021) Design and Validation of the Conceptual Model of Scientometric System in Research Centers. Journal of Scientometric Research, 10(2), 175-183. 10.5530/jscires.10.2.32

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet, 395(10227), 912-920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet (London, England), 395(10227), 912–920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Chen, C. M., Li, J. (2018). Practice of Mapping Scientific Frontiers; Higher Education Press: Beijing, China

Coccia M. (2021). Evolution and structure of research fields driven by crises and environmental threats: the COVID-19 research. Scientometrics, 126(12), 9405–9429. https://doi.org/10.1007/s11192-021-04172-x

Gur-Arie, R., Katz, M. A., Hirsch, A., Greenberg, D., Malosh, R., Newes-Adeyi, G., Davidovitch, N., & Rosenthal, A. (2021). "You Have to Die Not to Come to Work": a Mixed Methods Study of Attitudes and Behaviors regarding Presenteeism, Absenteeism and Influenza Vaccination among Healthcare Personnel with Respiratory Illness in Israel, 2016-2019. Vaccine, 39(17), 2366–2374. https://doi.org/10.1016/j.vaccine.2021.03.057

Hartmann, J. B., Rego, A. T., Khoury, J. V., Bernuci, M. P., & Yamaguchi, M. U. (2023). E-Questionnaire on health knowledge, attitudes and practices (KAP-Health) for Brazilian students in distance learning. Global health action, 16(1), 2153441. https://doi.org/10.1080/16549716.2022.2153441

Kaliyaperumal, K. (2004) Guideline for conducting a knowledge, attitude and practice (KAP) study. AECS Illum, 4:7–9.

Kazaura, M., & Kamazima, S. R. (2021). Knowledge, attitudes and practices on tuberculosis infection prevention and associated factors among rural and urban adults in northeast Tanzania: A cross-sectional study. PLOS global public health, 1(12), e0000104. https://doi.org/10.1371/journal.pgph.0000104

Kola, L., Kohrt, B. A., Hanlon, C., Naslund, J. A., Sikander, S., Balaji, M., Benjet, C., Cheung, E. Y. L., Eaton, J., Gonsalves, P., Hailemariam, M., Luitel, N. P., Machado, D. B., Misganaw, E., Omigbodun, O., Roberts, T., Salisbury, T. T., Shidhaye, R., Sunkel, C., Ugo, V., … Patel, V. (2021). COVID-19 mental health impact and responses in low-income and middle-income countries: reimagining global mental health. The lancet. Psychiatry, 8(6), 535–550. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(21)00025-0

Lau, L. L., Hung, N., Go, D. J., Ferma, J., Choi, M., Dodd, W., & Wei, X. (2020). Knowledge, attitudes and practices of COVID-19 among income-poor households in the Philippines: a cross-sectional study. Journal of global health, 10(1), 011007. https://doi.org/10.7189/jogh.10.011007

Liu, J., Wang, Y., Zhang, Q., Wei, J., & Zhou, H. (2022). Scientometric Analysis of Public Health Emergencies: 1994-2020. International journal of environmental research and public health, 19(2), 640. https://doi.org/10.3390/ijerph19020640

Launiala, A. (2009). How much can a KAP survey tell us about people’s knowledge, attitudes and practices? Some observations from medical anthropology research on malaria in pregnancy in Malawi. Anthropol. Matters. (11):1–13. https://doi.org/10.22582/am.v11i1.31

Marshall, M., Baker, M., Rafi, I., & Howe, A. (2014). What can science contribute to quality improvement in general practice?. The British journal of general practice: the journal of the Royal College of General Practitioners, 64(622), 254-256. https://doi.org/10.3399/bjgp14X679877

McElroy N. (2020). Pleas for Australians to take up mental health services amid coronavirus lockdown. Australia: ABC News; [cited 2020 May 27]. Available from: www.abc.net.au/news/2020-04-29/pleas-for-australiansto-take-up-covid-19-mental-health-support/12197246

Naveed, M., Naeem, M., Ur Rahman, M., Gul Hilal, M., Kakakhel, M. A., Ali, G., & Hassan, A. (2021). Review of potential risk groups for coronavirus disease 2019 (COVID-19). New microbes and new infections, 41, 100849. https://doi.org/10.1016/j.nmni.2021.100849

Parra, M. R., Coutinho R. X. & Pessano E. F. C. (2019). A brief look for scientrometrics: origin, evolution, trends ans contribution for science teaching. Revista Contexto e Educação, 34(107), 126-141. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.126-141

Park, D. I. (2021). Development and Validation of a Knowledge, Attitudes and Practices Questionnaire on COVID-19 (KAP COVID-19). International journal of environmental research and public health, 18(14), 7493. https://doi.org/10.3390/ijerph18147493

Price, J. H., Khubchandani, J., & Webb, F. J. (2018). Poverty and Health Disparities: What Can Public Health Professionals Do? Health promotion practice, 19(2), 170-174. https://doi.org/10.1177/1524839918755143

Rabbani, M. G., Akter, O., Hasan, M. Z., Samad, N., Mahmood, S. S., & Joarder, T. (2021). COVID-19 Knowledge, Attitudes, and Practices Among People in Bangladesh: Telephone-Based Cross-sectional Survey. JMIR formative research, 5(11), e28344. https://doi.org/10.2196/28344

Sá, J. S., Garcia, L. F., Bernuci, M. P., & Yamaguchi, M. U. (2019). Scientometrics on interventions used for adherence of hypertension and diabetes therapies. Einstein (São Paulo, Brazil), 18, eAO4723. https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020AO4723

Salman, A., Fakhraldeen, S. A., Chun, S., Jamil, K., Gasana, J., & Al-Hunayan, A. (2020). Enhancing Research and Development in the Health Sciences as a Strategy to Establish a Knowledge-Based Economy in the State of Kuwait: A Call for Action. Healthcare (Basel, Switzerland), 8(3), 264. https://doi.org/10.3390/healthcare8030264

Santomauro, D. F., Mantilla Herrera, A. M, Shadid, J., Zheng, P., Ashbaugh, C., Pigott, D. M., Hay, S. I., Vos, T., Murray, C. J. L., Whiteford, H. A., Ferrari, A. J., et al. COVID-19 Mental Disorders Collaborators (2021). Global prevalence and burden of depressive and anxiety disorders in 204 countries and territories in 2020 due to the COVID-19 pandemic. Lancet, 398(10312), 1700-1712. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)02143-7

Senachai, P., Julsrigival, J., & Sann, R. (2022). Social Marketing Strategy to Promote Traditional Thai Medicines during COVID-19: KAP and DoI Two-Step Theory Application Process. International journal of environmental research and public health, 19(14), 8416. https://doi.org/10.3390/ijerph19148416

Shadmi, E., Chen, Y., Dourado, I., Faran-Perach, I., Furler, J., Hangoma, P., Hanvoravongchai, P., Obando, C., Petrosyan, V., Rao, K. D., Ruano, A. L., Shi, L., de Souza, L. E., Spitzer-Shohat, S., Sturgiss, E., Suphanchaimat, R., Uribe, M. V., & Willems, S. (2020). Health equity and COVID-19: global perspectives. International journal for equity in health, 19(1), 104. https://doi.org/10.1186/s12939-020-01218-z

Siddiquea, B. N., Shetty, A., Bhattacharya, O., Afroz, A., & Billah, B. (2021). Global epidemiology of COVID-19 knowledge, attitude and practice: a systematic review and meta-analysis. BMJ open, 11(9), e051447. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2021-051447

Smith, B. J., & Lim, M. H. (2020). How the COVID-19 pandemic is focusing attention on loneliness and social isolation. Public health research & practice, 30(2), 3022008. https://doi.org/10.17061/phrp3022008

USAID from the American people. The Kap Survey Model (knowledge, attitudes, & practices). Caring capacity & practices; health care. 2011. https://www.spring-nutrition.org/sites/default/files/publications/annotation/spring_kap_survey_model_0.pdf

Verma, M. K., Khan, D. & Yuvaraj, M. (2023) Scientometric assessment of funded scientometrics and bibliometrics research (2011-2021). Scientometrics, 128, 4305-4320. https://doi.org/10.1007/s11192-023-04767-6

Yamaguchi, N. U., Bernardino, E. G., Ferreira, M. E. C., de Lima, B. P., Pascotini, M. R., & Yamaguchi, M. U. (2023). Sustainable development goals: a bibliometric analysis of literature reviews. Environmental science and pollution research international, 30(3), 5502-5515. https://doi.org/10.1007/s11356-022-24379-6

Zhang, Y., Luo, X., & Ma, Z. F. (2021). Willingness of the general population to accept and pay for COVID-19 vaccination during the early stages of COVID-19 pandemic: a nationally representative survey in mainland China. Human vaccines & immunotherapeutics, 17(6), 1622-1627. https://doi.org/10.1080/21645515.2020.1847585

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

Pascotini, M. R., Pierini Pepi, B., Bueno Melo, M., & Ueda Yamaguchi, M. (2025). Instrumentos de conhecimento, atitudes e práticas aplicados em situação de crise: estudo cienciométrico durante o período de pandemia. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 14, 1–10. https://doi.org/10.5380/atoz.v14.91532

Edição

Seção

Artigos