Representação da Interação no Google Classroom: uma Revisão Integrativa sobre as contribuições do Design da Informação e áreas Interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91325Palavras-chave:
Google Classroom, Design da Informação, Ferramentas de Interação.Resumo
Introdução: Este artigo apresenta uma investigação sobre as ferramentas de interação da plataforma Google Classroom, pontuando suas principais potencialidades e limitações, e como o Design da Informação, juntamente com os campos de conhecimento que fazem interseção com o tema, podem aprimorar a representação da interação nessas ferramentas. Método: O objetivo do trabalho consiste em conduzir uma revisão integrativa que analise quais conceitos do Design da Informação e de suas áreas interdisciplinares podem apoiar a remodelagem das ferramentas de interação do Google Classroom, tendo em vista uma melhor representação dessas conversações, favorecendo o aprendizado dos participantes. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de artigos, a partir das bases Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e ERIC, tanto em inglês quanto em português, os quais contemplaram o objetivo da pesquisa. Resultados: Os resultados evidenciaram que o Google Classroom, apesar de seu potencial em promover um bom engajamento de seus usuários, não se configura como um espaço de interação plenamente satisfatório. Conclusões: A plataforma requer aprimoramentos, conforme apontam os estudos coletados, bem como a adequação aos princípios do Design da Informação e aos preceitos de outras áreas de conhecimento como: a Interação Humano-Computador e a Ciência da Informação, tendo em vista a construção de uma interface que proporcione uma melhor experiência ao usuário.
Referências
Araújo, C. A. A. A. (2018). Ciência da Informação no século XXI. In C. A. A. Araújo. O que é Ciência da Informação. KMA, pp. 44-93.
Brito, D. O. de. (2017). A utilização do fórum de Ead ou fórum online enquanto instrumento educacional na modalidade de educação a distância (EAD). Paidéi@: Revista Científica de Educação a Distância, 9(15), 1-21.
Botelho, L. R. R., Cunha, C. C. A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, 5(11), 121-136. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
Cantisane, M., Lanzi, L., Nakano, N., Jorente, M., & Castro, R. (2016). Design da informação como estratégia facilitadora em plataformas de educação a distância. Simpósio Internacional de Educação a Educação a Distância. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.
Cardoso, I. N. A., Costa, C. J. de S. A., & Pimentel, F. S. C. (2020). Relato de experiência do uso da plataforma Google Classroom no curso de jornalismo. Informática na Educação: teoria e prática, 23(3), 118-131.
Coelho, I. M. W. S. (2019). O uso do Google Classroom em contextos híbridos: uma análise das práticas interativas no ensino-aprendizagem de línguas. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, 19(1), 107-120.
Costa, B. M. B et al. (2021). Insights into the Google Classroom platform as a tool to support teaching-learning during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, 10(15), 1-18.
Gil, A. (2019). Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6a ed. Atlas.
Gupta, A., & Pathania, P. (2020). To study the impact of Google Classroom as a platform of learning and collaboration at the teacher education level. Education and Information Technologies, 26, 843-857.
Kumar, J. A., Bervell, B., & Osman, S. (2020). Google classroom: insights from Malaysian higher education students’ and instructors’ experiences. Educação e Tecnologias da Informação, 25, p. 4175-4195.
Lima, L. G. R. de, & Haguenauer, C. J. (2015). Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 10(1), 83-97.
Mendes, L., & Amorim, N. (2019). Uso da plataforma web Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia Flipped Classroom: relato de aplicação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Workshop de Informática na Escola (WIE). https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.647
Oliveira, J. A. D. B., & Jorente, M, J. V. (2017a, outubro, 23-27). Design da informação e ciência da informação: uma aproximação possível. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/view/433/733
Oliveira, J. A. D. B., & Jorente, M, J. V. (2017b, outubro, 23-27). Proposta de disciplina Design da Informação para Ciência da Informação. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/view/433
Oliveira, J. A D. B. & Jorente, M, J. V. (2019). Design da Informação e sua relevância para a Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 24(54), 25-37, 2019. https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p25
Oliveira, H. P. C., Vidotti, S. A. B. G., & Pinto, V. B. (2015). Arquitetura da informação pervasiva. Cultura Acadêmica. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138585
Padua, M. C., Nakano, N., & Jorente, M. J. V. (2015, setembro). Análise de uma plataforma MOOC brasileira sob a ótica do Design da Informação: VEDUCA. Congresso Internacional de Design da Informação. 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_85
Pereira, N., de Lavechia, J., Mendes, A. D., Spanhol, F., & Lunardi, G. M. (2018). O uso de fóruns de discussão para incentivar a interação em AVEA: um estudo de caso no ensino superior. Informática na educação: teoria & prática, 21(3), p. 76-96. https://www.seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/85218
Pimenta, E., Lopes, J., & Anderson, C. (2021). Ambientes virtuais de aprendizagem: aspectos relevantes para favorecer um espaço interativo. Caminhos da educação matemática em revista, 11(3), 1-21.
Piton, N. N., & Machado, C. (2019). Clima escolar: mapeamento e análise de artigos científicos constantes no portal de periódicos CAPES. Revista @mbienteeducação, 12(1), 50-67. https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/700
Rocha, G., & Coelho, C. (2020). Ensino remoto emergencial na rede estadual de Minas Gerais: como tem sido a percepção discente? UFMG.
Salam, U. The Students’ Use of Google Classroom in Learning English. Jurnal Pendidikan Indonesia, 9(4), 628-638, 2020.
Santos Junior, V. B. dos, & Monteiro, J. C. da S. (2020). Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Encantar, 2, 1-15. https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583
Souza, E. R. de, & Pereira, M. (2020, agosto 24-28). Google Classroom: contribuições e limites para o ensino e a aprendizagem. Congresso Internacional de Educação e Tecnologia. Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.
Shaharanee, I., Jamil, J., & Rodzi, S. (2016). The application of Google Classroom as a tool for teaching and learning. Journal of Telecommunication. Electronic and Computer Engineering, 8(10), p. 5-8.
Vynck, G. de, & Bergen, M. (2020). Google Classroom users doubled as quarantines spread. Bloomberg. https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-04-09/google-widens-lead-in-education-market-as-students-rush-online#xj4y7vzkg
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.