Representação da Interação no Google Classroom: uma Revisão Integrativa sobre as contribuições do Design da Informação e áreas Interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91325

Palavras-chave:

Google Classroom, Design da Informação, Ferramentas de Interação.

Resumo

Introdução: Este artigo apresenta uma investigação sobre as ferramentas de interação da plataforma Google Classroom, pontuando suas principais potencialidades e limitações, e como o Design da Informação, juntamente com os campos de conhecimento que fazem interseção com o tema, podem aprimorar a representação da interação nessas ferramentas. Método: O objetivo do trabalho consiste em conduzir uma revisão integrativa que analise quais conceitos do Design da Informação e de suas áreas interdisciplinares podem apoiar a remodelagem das ferramentas de interação do Google Classroom, tendo em vista uma melhor representação dessas conversações, favorecendo o aprendizado dos participantes. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de artigos, a partir das bases Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e ERIC, tanto em inglês quanto em português, os quais contemplaram o objetivo da pesquisa. Resultados: Os resultados evidenciaram que o Google Classroom, apesar de seu potencial em promover um bom engajamento de seus usuários, não se configura como um espaço de interação plenamente satisfatório. Conclusões: A plataforma requer aprimoramentos, conforme apontam os estudos coletados, bem como a adequação aos princípios do Design da Informação e aos preceitos de outras áreas de conhecimento como: a Interação Humano-Computador e a Ciência da Informação, tendo em vista a construção de uma interface que proporcione uma melhor experiência ao usuário.

Biografia do Autor

Carolina Linhares Nascimento, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Tratamento, Recuperação e Gestão da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2013). Especialista em Gestão Pública pelo Portal Educação (2013). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (2008). Integrante do Grupo de Pesquisa em Etnografia Interacional e Tecnologias Digitais (GRETICS). Bibliotecária - Documentalista na Universidade Federal do Ceará.

Isabele de Holanda Machado, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará

Estudante do curso de graduação de Sistemas e Mídias Digitais na Universidade Federal do Ceará. Participou do projeto de iniciação científica intitulado de "O design da informação na Plataforma Google Classroom: uma análise das ferramentas de interação à luz da Etnografia Interacional" durante 2021-2022.

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará

Priscila Barros David é doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-doutora em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB). É professora Associada da UFC atuando no curso de graduação em Sistemas e Mídias Digitais (SMD). Compõe o corpo de docentes como membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da UFC.

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

Nascimento, C. L., Machado, I. de H., & David, P. B. (2024). Representação da Interação no Google Classroom: uma Revisão Integrativa sobre as contribuições do Design da Informação e áreas Interdisciplinares. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 13, 1–10. https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.91325

Edição

Seção

Artigos