Competências digitais no uso dos ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo de caso a partir da opinião dos alunos do curso de graduação em Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.90794Palavras-chave:
Competência Digital, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Superior, Biblioteconomia e Documentação, Universidade Federal Fluminense.Resumo
Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação representam um avanço na educação superior, na qual as competências digitais se tornam essenciais no uso dos ambientes virtuais que dão apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Analisa as competências digitais dos alunos do curso de graduação em Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense no uso das plataformas Moodle e Classroom. Método: Trata de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, representando um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, utilizou um questionário on-line, composto de perguntas abertas e fechadas. O corpus é constituído por 68 alunos respondentes, que representa 14,87% dos 457 alunos matriculados, incluindo aqueles que ingressaram na modalidade de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Resultados: A respeito do perfil dos usuários, trata-se de um público jovem, que cursa a sua primeira graduação, usa dispositivos tecnológicos versáteis (celular e notebook) e rede sem fio Wi-Fi para acessar os ambientes virtuais de aprendizagem. Com relação ao contexto de uso, os alunos respondentes possuem um nível considerável de experiência com o Moodle e Classroom, como consequência da intensificação do seu uso, principalmente no contexto pandêmico com a adoção temporária e emergencial do ensino remoto. Conclusão: De modo geral, os participantes da pesquisa possuem conhecimentos básicos sobre o Moodle e Classroom, no entanto, a falta de capacitações e treinamentos por estes manifestada impede o aprimoramento de competências digitais para o uso adequado dos ambientes virtuais de aprendizagem.
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