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Histórias em quadrinhos e Ciência da Informação: uma análise da comunidade discursiva

Etefania Cristina Pavarina

Resumo


Introdução: Esta pesquisa apresenta um estudo da comunidade discursiva de histórias em quadrinhos na Ciência da Informação, com o objetivo de analisar essa comunidade, identificar seus pesquisadores, as bases de seus fundamentos teóricos e as principais temáticas abordadas. Método: Pesquisa descritiva, de natureza quali-quantitativa, realizada por meio de uma pesquisa nas bases de dados Web of Science e BRAPCI, com foco em estudo bibliométrico por meio da análise de citação e cocitação dos trabalhos recuperados nos cenários nacional e internacional. Resultados: Recuperaram-se 114 artigos que possuem um total de 233 autores e 2.977 citações. Destacam-se, na análise de cocitação, W. Vergueiro e S. McCloud, ambos autores presentes tanto na literatura nacional quanto internacional. A análise de cluster de palavras-chave identificou que os estudos no Brasil e no exterior possuem poucas temáticas em confluência, como por exemplo, questões relacionadas à leitura, linguagem, organização do conhecimento, saúde e representação. Conclusão: A literatura internacional sobre a temática ainda não possui bases epistemológicas consolidadas devido ao baixo percentual de autores citados com frequência. Por outro lado, os estudos nacionais apontam um maior consenso teórico no que se refere à fundamentação epistemológica de suas pesquisas ao apresentar autores recorrentes em cocitação como W. Vergueiro, W. Eisner, S. McCloud e B. M. S. Luyten.


Palavras-chave


Análise de citação; História em quadrinhos; Comunidade Discursiva; Ciência da Informação; Produção científica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v12i0.90160

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