Podcasts como ferramenta para comunicação científica: um estudo sobre a divulgação da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.89539Palavras-chave:
Podcasts, Ciência da Informação, Comunicação CientíficaResumo
Introdução: Os podcasts científicos têm o potencial de tornar a ciência mais acessível e compreensível para o público em geral. Este artigo apresenta uma pesquisa quali-quantitativa, descritiva, cujo objetivo é descrever o fenômeno da comunicação em podcasts, especificamente os programas que tratam de comunicação e divulgação da Ciência da Informação e suas áreas correlatas. Metodologia: a pesquisa foi conduzida utilizando a plataforma Spotify e a coleta de dados foi feita manualmente usando terminologias da Ciência da Informação para filtrar os resultados. Resultado: através dos dados coletados, podemos ressaltar o número expressivo de trinta e sete (37) programas e novecentos e sessenta e dois (962) episódios, sendo que vinte e dois (22) desses podcasts consistem em produções brasileiras de divulgação científica. Conclusão: através dos dados coletados, foi possível visualizar um panorama dos podcasts de divulgação científica da Ciência da Informação e suas áreas relacionadas, assim como identificar informações relevantes para o desenvolvimento de novos estudos.
Referências
Araújo, C. A. Á. (2018). O que é ciência da informação (1st ed., pp. 69). KMA.
Bierman, J., & Valentino, M. L. (2011). Podcasting initiatives in American research libraries. Library Hi Tech, 29 (2), 349–358. https://doi.org/10.1108/07378831111138215
Caregnato, S. E., & Sousa, R. S. C. de. (2010). Blogs científicos.br? um estudo exploratório. Informação & Informação, 15(1 esp), 56–74. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp56
Carvalho, K. M. A. de, & Saldanha, G. S. (2018). Som que o documento tem. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, 12(1). https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n1.04.p36
Ciência Sem Fim. (2022). Estatística de visualizações. Youtube. https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim/about
Ciência Suja. (2020). Ciência Suja (podcast). www.cienciasuja.com.br
Freire, I. M., Lima, A. P. L., & Costa Junior, M. P. da. (2012). Mídias sociais na web: de olho na CI para capacitação acadêmica e profissional. Biblionline, esp.(1809-4775). https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio
García-Marín, D., & Aparici, R. (2018). Nueva comunicación sonora. Cartografía, gramática y narrativa transmedia del podcasting. El Profesional de La Información, 27(5), 1071. https://doi.org/10.3145/epi.2018.sep.11
Lievrouw, L. A. (1990). Communication and the social representation of scientific knowledge. Critical Studies in Mass Communication, 7(1), 1–10. https://doi.org/10.1080/15295039009360159
MacKenzie, L. E. (2019). Science podcasts: analysis of global production and output from 2004 to 2018. Royal Society Open Science, 6(1), 180932. https://doi.org/10.1098/rsos.180932
Morris, J. (2014). PodcastRE: Podcast Research. Podcastre.org. https://podcastre.org/
Mueller, S. (2002). Popularização do conhecimento científico. DataGramaZero, 3(2), p. A03. brapci.inf.br.
https://doi.org/http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/5354
Organização Pan-Americana da Saúde. (2019). Histórico da pandemia de COVID-19. OPAS; OMS. https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19#:~:text=Em%2011%20de%20mar%C3%A7o%20de,pa%C3%ADses%20e%20regi%C3%B5es%20do%20mundo
Primo, A. (2005). Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, 2(13), 64–87. https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/4210
Santos-d’Amorim, K. I., Cruz, R. W. dos R., & Correia, A. E. G. C. (2020). O uso dos blogs de ciência no campo da Ciência da Informação no Brasil e seus papéis na cultura científica. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, 14(2 - abr-Jun), 24–48. https://doi.org/https://doi.org/10.36311/1981-1640.2020.v14n2.03.p24
Silva, F. C. C. da, & D’ Andrea, G. D. S. (2020). Podcasts e webinars sobre Covid-19 na área de Ciência da Informação. AtoZ: Novas Práticas Em Informação E Conhecimento, 9(2), 139. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i2.75860
Sullivan, J. L. (2019, October). The Platforms of Podcasting: Past and Present. Social Media + Society, 5(4). https://doi.org/10.1177/2056305119880002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.