Lições aprendidas versus lições identificadas: Proposta de um modelo integrado ao ciclo de conversão do conhecimento SECI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.88338

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Gestão por processos, Conhecimento organizacional. Design Science Research.

Resumo

Introdução: Esta pesquisa apresenta os conceitos de Lições Aprendidas (LA) e Lições Identificadas (LI), abordando a relevância de sua distinção no âmbito da organização, e propondo a integração destes com o modelo de conversão do conhecimento SECI. A proposta parte da discussão sobre como mitigar a dependência humana na retenção e efetivo uso do conhecimento nas organizações, e aborda a transferência do conhecimento a partir da mudança em processos, configurando esse conhecimento como organizacional, e não individual. Método: Como metodologia foi adotada a Design Science Research (DSR), e para consecução do objetivo proposto foi realizada uma revisão de literatura buscando apresentar as relações entre LA e LI sobe a lente da Gestão do Conhecimento (GC). Resultados: As etapas adotadas a partir da DSR embasaram um Mapa conceitual acerca da interação entre LI e LA a partir das dimensões de conversão do conhecimento do SECI, buscando trazer contribuição a gestores acerca da matéria, direcionado a integração das LA aos processos organizacionais. Conclusão: O Modelo proposto contribui para a academia trazendo maior luz à interação entre os construtos, distinguindo o conhecimento organizacional per si, na forma de LA, daquele produzido pela soma do conhecimento individual de seus funcionários. Futuras pesquisas pretendem expandir a pesquisa na busca de apresentar instrumentos generalizáveis que auxiliem as organizações na operacionalização destas mudanças no processo de retenção do conhecimento adquirido a partir de LI (configurando-se como LA), em especial em um contexto de Gestão por Processos, dado suas características de estruturação dos Sistemas Organizacionais e Governança Coorporativa.

Biografia do Autor

Rafael de Carvalho Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG, Mestre em Administração pelo Centro Universitário UNA, pós-graduado como Especialista em Qualidade e Produtividade, e graduado como Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial. Professor Universitário e Coordenador de Curso. Pesquisador das áreas de Gestão do Conhecimento, Interdisciplinaridade, Modelos e métodos de Aprendizagem, e Modelos de Fabricação. Membro do LATACI® Research Institute, coordenador do projeto de pesquisa “Metodologias Interdisciplinares”, e vinculado às linhas de pesquisa: Influências Interdisciplinares na Aprendizagem e Produção de Conhecimento e Interdisciplinaridade. Profissional da Qualidade, Processos e Engenharia. Black Belt em Lean Six Sigma. Sólida experiência em Gestão de Pessoas, Sistemas da Qualidade, Lean Manufacturing, WCM, Mapeamento de Fluxo de Processos/Informações, Gestão de Projetos, e Processos de Fabricação. 

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Publicado

2024-06-25

Como Citar

Mendes, R. de C., & Mattos, M. C. de. (2024). Lições aprendidas versus lições identificadas: Proposta de um modelo integrado ao ciclo de conversão do conhecimento SECI. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 13, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.88338

Edição

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Artigos