Lições aprendidas versus lições identificadas: Proposta de um modelo integrado ao ciclo de conversão do conhecimento SECI
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.88338Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Gestão por processos, Conhecimento organizacional. Design Science Research.Resumo
Introdução: Esta pesquisa apresenta os conceitos de Lições Aprendidas (LA) e Lições Identificadas (LI), abordando a relevância de sua distinção no âmbito da organização, e propondo a integração destes com o modelo de conversão do conhecimento SECI. A proposta parte da discussão sobre como mitigar a dependência humana na retenção e efetivo uso do conhecimento nas organizações, e aborda a transferência do conhecimento a partir da mudança em processos, configurando esse conhecimento como organizacional, e não individual. Método: Como metodologia foi adotada a Design Science Research (DSR), e para consecução do objetivo proposto foi realizada uma revisão de literatura buscando apresentar as relações entre LA e LI sobe a lente da Gestão do Conhecimento (GC). Resultados: As etapas adotadas a partir da DSR embasaram um Mapa conceitual acerca da interação entre LI e LA a partir das dimensões de conversão do conhecimento do SECI, buscando trazer contribuição a gestores acerca da matéria, direcionado a integração das LA aos processos organizacionais. Conclusão: O Modelo proposto contribui para a academia trazendo maior luz à interação entre os construtos, distinguindo o conhecimento organizacional per si, na forma de LA, daquele produzido pela soma do conhecimento individual de seus funcionários. Futuras pesquisas pretendem expandir a pesquisa na busca de apresentar instrumentos generalizáveis que auxiliem as organizações na operacionalização destas mudanças no processo de retenção do conhecimento adquirido a partir de LI (configurando-se como LA), em especial em um contexto de Gestão por Processos, dado suas características de estruturação dos Sistemas Organizacionais e Governança Coorporativa.
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