A atuação do Bibliotecário no apoio a elaboração de Revisões de Literatura na área de saúde: conceitos, etapas, ferramentas e capacitação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87238

Palavras-chave:

Literatura de revisão como assunto, Revisão Sistemática, Revisão Narrativa, Revisão de Escopo, Revisão Integrativa, Metanálise, Bibliotecários da saúde, Capacitação profissional, Pesquisa em base de dados.

Resumo

Introdução: Este artigo tem como objetivo apresentar resultado de pesquisa realizada por bibliotecários em hospital, biblioteca especializada e unidades de saúde. Mais especificamente, visa descrever as principais tipologias de Revisão de Literatura, conceitos, etapas necessárias para a condução, ferramentas e manuais necessários para garantir o rigor metodológico e qualidade deste processo. Método: Como procedimento técnico, adotou-se a pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado de artigos, sites da Internet e manuais de Revisões de Literatura, utilizando os descritores do DeCS e palavras-chave. Resultados: Nos resultados, são descritas as etapas da condução de revisão de literatura, e também os tipos de Revisão de Literatura (Revisão Narrativa, Revisão de Escopo, Revisão Integrativa e Metanálise), o registro do protocolo de revisão, a capacitação do bibliotecário e as ferramentas que são utilizadas neste processo. Conclusão: Os bibliotecários das Ciências da Saúde precisam estar preparados para auxiliar a equipe multiprofissional na busca por informações em saúde que respondam às questões cada vez mais complexas no cuidado aos pacientes. 

Biografia do Autor

Amanda Damasceno de Souza, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (PPGSIGC) da Universidade FUMEC, Belo Horizonte, Minas Gerais

Graduada em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).Mestre em Ciência da Informação pela ECI/UFMG.Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo PPG-GOC/UFMG.Vice-Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felício Rocho (CEPHFR).Docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (PPGSIGC) da Universidade FUMEC.

Anna Carolina Cota Leite, Hospital Sofia Feldman, Belo Horizonte, Minas Gerais

Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento pela UFMG e Bibliotecária clínica no Hospital Sofia Feldman

Priscilla de Natale, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Discente do Curso de graduação de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada e Pós-Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).Especialista em Acessibilidade. Bolsista de iniciação científica no projeto Tratamento oncológico no SUS-MG na UFMG.

Laylla Lara Enderson de Barros, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós Graduanda em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela UNOPAR. Ex bolsista em projeto de extensão em Ensinando RCP nas Escolas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Giovana Paula Rezende Simino, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Enfermeira.Doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Daniel Mendes Pinto, Hospital Felício Rocho, Belo Horizonte, Minas Gerais

Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade Ciências Médicas. Doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cirurgião vascular e angiologista da equipe de cirurgia vascular do Hospital Felício Rocho.

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

Souza, A. D. de, Leite, A. C. C., de Natale, P., Barros, L. L. E. de, Simino, G. P. R., & Pinto, D. M. (2023). A atuação do Bibliotecário no apoio a elaboração de Revisões de Literatura na área de saúde: conceitos, etapas, ferramentas e capacitação. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 12, 1–15. https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87238

Edição

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Artigos