Análise das redes de relacionamento produzidas com a aplicação do marketing científico digital dos periódicos científicos da Ciência da Informação no Brasil

Autores

  • Bruno Soares Ramos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.86854

Palavras-chave:

Redes sociais digitais, Marketing científico digital, Comunicação, Análise de redes sociais.

Resumo

Introdução: As redes sociais digitais mudaram os diversos ecossistemas existentes na sociedade da era digital. Neste processo de mudança, a comunicação é essencial para a formação do conhecimento e, consequentemente, para a ciência. O estudo analisa a aplicação do marketing científico digital na utilização das redes sociais digitais Facebook e Instagram disponíveis dos periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil. Método: O percurso metodológico caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica e de levantamento de dados, de natureza aplicada e com abordagem descritiva, qualitativa e quantitativa. Adota a Análise de Redes Sociais e o auxílio da Fanpage Karma e do NodeXL para representar os grafos. Resultados: Aponta que a adoção do marketing científico digital, como ferramenta para publicização da ciência, ocorre timidamente nos periódicos científicos da Ciência da Informação no Brasil. Conclusão: Evidencia que o marketing científico digital aplicado à rede Instagram apresenta maior engajamento pelos usuários da informação. 

Biografia do Autor

Bruno Soares Ramos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB Campus João Pessoa. 

Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorado em Ciência da Informação

Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, Brasil

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorado em Ciência da Informação

Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, Brasil

Referências

Alves, C. D. (2011). Informação na twitosfera. RDBCI Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 9(1), 92–105. https://doi.org/10.20396/rdbci.v9i1.1921

Alejandro, V.A.O., & Norman, A. G. (2006). Manual introdutório à análise de redes sociais. Unicentro. http://www2.unicentro.br/lmqqa/files/2016/05/Manualintrodutorio_ex_ucinet.pdf

Araújo, R. F. de. (2015). Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, 20(3), 67–84. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2402

Araújo, R. F. de, Araújo, C. A. V., Cirino, S. D., Boehler, M. X. de M., & Arruda, R. K. de. (2020). Marketing científico digital e práticas de comunicação e divulgação de portais de periódicos: notas de uma primeira incursão. In L. da Silveira, & F. C. C. da Silva (Orgs.), Gestão editorial de periódicos científicos - tendências e boas práticas (pp. 197–222). BU Publicações/UFSC, Edições do Bosque/UFSC.

Bizzocchi, A. (2002, set. 1-5). Marketing científico: o papel do marketing na difusão da ciência [paper]. XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador, Bahia. http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/20069376494178684556805136387239562824.pdf

Bomfá, C. R. Z., & Castro, J. E. E. (2004). Desenvolvimento de revistas científicas em mídia digital – o caso da Revista Produção Online. Ciência da Informação; 33(2), 39–48. https://doi.org/10.1590/S0100-19652004000200004

Costa, L. F. da, Andrade, R. de L. de V., Silva, A. C. P. da, Duarte, E. N., & Souza, A. C. P. de. (2016). O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da Ciência da Informação para ações de marketing digital. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, 21(2), 338–358. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1159

Dal’laqua, D. (2021). Marketing digital: o que é, suas vantagens e ferramentas. Mirago. https://www.mirago.com.br/marketing-digital/

Fanpage Karma (2021). Fanpagekarma.com. http://www.fanpagekarma.com/about

Freeman, L. C. (2004). The development of social network analysis: a study in the sociology of science. Empirical Press. https://www.researchgate.net/publication/239228599_The_Development_of_Social_Network_Analysis

Gabriel, M. (2010). Marketing na era digital. Novatec.

Gulka, J. A. (2016). Análise de presença digital: um estudo do Portal de Periódicos UFSC [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176557.

Gulka, J. A., Lucas, E. R. de O., & Araújo, R. F. de. (2016). Marketing digital em portais de periódicos científicos de acesso aberto. Cadernos BAD, (2), 31–43. https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/82078

Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Business Horizons, 53(1), 59–68. www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681309.001.232#sec4.1.3

Meadows, A. J. (1999). A comunicação científica. Briquet de Lemos.

Recuero, R, Bastos, M., & Zago, G. (2015). Análise de redes para mídia social. Sulina.

Silva, E. L. da, & Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4a. ed. rev. ampl. UFSC. http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/Conteudo/Metodologia-da-pesquisa-e-elaboracao-de-dissertacao

Souza, U. de J., Camilo, G., Carmo, R. C. do, & Silva, E. V. da. (2015). O uso das redes sociais pelos periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, 20(3), 584–591. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1101

Torres, C. (2010). Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas. https://www.faneesp.edu.br/site/documentos/Claudio-Torres-Marketing-na-Internet.pdf

Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividade: uma historia critica de las redes sociales. Siglo Ventiuno Editores.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

Ramos, B. S., Silva, A. K. A. da, & Freire, G. H. de A. (2023). Análise das redes de relacionamento produzidas com a aplicação do marketing científico digital dos periódicos científicos da Ciência da Informação no Brasil. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 12, 1–15. https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.86854

Edição

Seção

Artigos