Proposta de um quadro de procedimentos para delinear pesquisas científicas em formato visual e colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.84324

Palavras-chave:

5W2H, Facilitação gráfica, Metodologia de pesquisa, Pesquisa científica.

Resumo

Introdução: Diferentes procedimentos metodológicos suportam o desenvolvimento de pesquisas científicas por meio de uma série de métodos e metodologias, os quais normalmente são expressos textualmente. Entretanto, o uso de artifícios visuais aplicados nas metodologias de pesquisas científicas surge como oportunidade para ampliar fronteiras do conhecimento, articular a comunicação e facilitar o entendimento e a colaboração entre os pesquisadores envolvidos. Neste sentido, este estudo busca propor um quadro de procedimentos para delinear pesquisas científicas em formato visual e colaborativo. Método: a abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa, com estudo de caso sobre o uso da facilitação gráfica na gestão colaborativa de projetos de inovação em Instituições de Ensino Superior, sendo dividida em três fases:  apresentação do caso prático; proposta do quadro; e resultados e discussão. Resultados: o uso de recursos visuais, por meio da facilitação gráfica e do método 5W2H, empregados ao quadro de procedimentos para delinear pesquisas científicas atua como um elo para o compartilhamento e colaboração, de forma visual e interativa, na qual os participantes da pesquisa têm a possibilidade de ver as informações dos projetos. As conclusões apontam que o uso de recursos visuais dedicados de forma colaborativa ao desenvolvimento de pesquisas científicas faculta a compreensão e conexões com o tema de pesquisa, problema, objetivos e pressupostos metodológicos, além de promover ambiente com estímulos a criatividade e colaboração entre pesquisadores.

Biografia do Autor

Maxiliano Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutorando do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (PMDA) - Linha de pesquisa: Estratégia, Inovação e Empreendedorismo. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR - Linha de pesquisa: Informação, Conhecimento e Estratégias. MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFPR; Bacharel em Administração de Empresas. Facilitador LEGO® SERIOUS PLAY® Method. Facilitador Gráfico e consultoria nesta área. PACC - Professional Agile Coach. Gestão ágil de prjojetos. SCRUM com Lego. Coordenador EAD - Escola de Negócios, PUCPR. Professor de Pós-graduação em disciplinas de Gestão de Projetos. Atuou como Coordenador do curso de Administração Presencial, EAD e Semipresencial); Coordenador do Curso de Administração Internacional; Coordenador do curso de Comércio Exterior - Universidade Positivo - Conceito 5. Atuação como Coordenador do MBA em Modelagem de Negócios da Universidade Positivo. Coordenador dos cursos de extensão: Laboratório de Projetos e Businees Model Canvas. Docente em graduação nas disciplinas de Gestão de Projetos, Teoria Geral de Administração, Organização e Gestão, Gestão Estratégica, Fundamentos de Administração. Exerceu como Analista Pleno de Desenvolvimento Organizacional do Sistema FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, envolvido em projetos estratégicos corporativos Sistema FIEP: BAWB Brasil; Global Fórum América Latina; Movimento Nós Podemos Paraná 8 Jeitos de Mudar o Mundo; Fórum Futuro 10 Paraná; Cop 8 Mop 3 ONU.

Danielle Denes dos Santos, Universidade Positivo

Doutora em Administração pela Universidade Positivo com doutorado sanduíche pela TU DELFT (Faculty of Technology, Policy and Management) na Holanda. Estágio pós doutoral em Políticas para Tecnologia no Technion (Israel Institute of Technology) em Israel. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduada em Administração de Empresas pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e graduada em Comunicação Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é coordenadora adjunta do PPGA (Programa de pós graduação em administração) e professora da Escola de Negócios na Universidade Positivo na área de inovação e sustentabilidade. Possui mais de 20 anos de experiência em magistério superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, entre elas a Universidade Positivo, a PUC- PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a Uninter e a UTP (Universidade Tuiuti do Paraná). Avaliadora de artigos em eventos científicos internacionais. Elaboradora de itens para ENADE (processos gerenciais) ? INEP. Atuou por mais de 20 anos como consultora nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa de mercado e marketing empresarial, tendo desenvolvido diversos projetos de pesquisa qualitativos e quantitativos, com experiência em análise de dados e elaboração de relatórios de pesquisa de mercado. Áreas de interesse: Transição tecnológica, Teoria da inovação, Gestão da inovação, Políticas para tecnologia, Economia circular, Economia Colaborativa e Eco-sistema Empreendedor.

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Publicado

2023-02-09

Como Citar

Ribeiro, M., & Santos, D. D. dos. (2023). Proposta de um quadro de procedimentos para delinear pesquisas científicas em formato visual e colaborativo. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 11, 1–15. https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.84324

Edição

Seção

Artigos