Proposal for a framework of procedures to outline scientific research in visual and collaborative format

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.84324

Keywords:

5W2H, Graphic facilitation, Research Methodology, Scientific research.

Abstract

Introduction: Different methodological procedures support the development of scientific research through a series of methods and methodologies, which are usually expressed textually. However, the use of visual devices applied in scientific research methodologies emerges as an opportunity to expand knowledge frontiers, articulate communication, and facilitate understanding and collaboration between the researchers involved. In this sense, this study seeks to propose a framework of procedures to outline scientific research in a visual and collaborative format. Method: The research approach is qualitative, with a case study on the use of graphic facilitation in the collaborative management of innovation projects in Higher Education Institutions divided into three phases: presentation of the practical case, framework proposal, and results and discussion. Results: The use of visual resources, through graphic facilitation and the 5W2H method, used in the framework of procedures to outline scientific research, acts as a link for sharing and collaboration, visually and interactively, in which research participants can view project information. The conclusions point out that the use of visual resources collaboratively dedicated to the development of scientific research provides understanding and connections with the research topic, problem, objectives, and methodological assumptions, in addition to promoting an environment that stimulates creativity and collaboration among researchers.

Author Biographies

Maxiliano Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutorando do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (PMDA) - Linha de pesquisa: Estratégia, Inovação e Empreendedorismo. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR - Linha de pesquisa: Informação, Conhecimento e Estratégias. MBA em Gerenciamento de Projetos pela UFPR; Bacharel em Administração de Empresas. Facilitador LEGO® SERIOUS PLAY® Method. Facilitador Gráfico e consultoria nesta área. PACC - Professional Agile Coach. Gestão ágil de prjojetos. SCRUM com Lego. Coordenador EAD - Escola de Negócios, PUCPR. Professor de Pós-graduação em disciplinas de Gestão de Projetos. Atuou como Coordenador do curso de Administração Presencial, EAD e Semipresencial); Coordenador do Curso de Administração Internacional; Coordenador do curso de Comércio Exterior - Universidade Positivo - Conceito 5. Atuação como Coordenador do MBA em Modelagem de Negócios da Universidade Positivo. Coordenador dos cursos de extensão: Laboratório de Projetos e Businees Model Canvas. Docente em graduação nas disciplinas de Gestão de Projetos, Teoria Geral de Administração, Organização e Gestão, Gestão Estratégica, Fundamentos de Administração. Exerceu como Analista Pleno de Desenvolvimento Organizacional do Sistema FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná, envolvido em projetos estratégicos corporativos Sistema FIEP: BAWB Brasil; Global Fórum América Latina; Movimento Nós Podemos Paraná 8 Jeitos de Mudar o Mundo; Fórum Futuro 10 Paraná; Cop 8 Mop 3 ONU.

Danielle Denes dos Santos, Universidade Positivo

Doutora em Administração pela Universidade Positivo com doutorado sanduíche pela TU DELFT (Faculty of Technology, Policy and Management) na Holanda. Estágio pós doutoral em Políticas para Tecnologia no Technion (Israel Institute of Technology) em Israel. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduada em Administração de Empresas pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e graduada em Comunicação Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é coordenadora adjunta do PPGA (Programa de pós graduação em administração) e professora da Escola de Negócios na Universidade Positivo na área de inovação e sustentabilidade. Possui mais de 20 anos de experiência em magistério superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, entre elas a Universidade Positivo, a PUC- PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a Uninter e a UTP (Universidade Tuiuti do Paraná). Avaliadora de artigos em eventos científicos internacionais. Elaboradora de itens para ENADE (processos gerenciais) ? INEP. Atuou por mais de 20 anos como consultora nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa de mercado e marketing empresarial, tendo desenvolvido diversos projetos de pesquisa qualitativos e quantitativos, com experiência em análise de dados e elaboração de relatórios de pesquisa de mercado. Áreas de interesse: Transição tecnológica, Teoria da inovação, Gestão da inovação, Políticas para tecnologia, Economia circular, Economia Colaborativa e Eco-sistema Empreendedor.

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Published

2023-02-09

How to Cite

Ribeiro, M., & Santos, D. D. dos. (2023). Proposal for a framework of procedures to outline scientific research in visual and collaborative format. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 11, 1–15. https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.84324

Issue

Section

Papers