Uma perspectiva epistemológica crítico-dialética da Gestão do Conhecimento Científico: contribuições da praxeologia Bourdeusiana
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.83420Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento Científico, Epistemologia Crítico-dialética, Praxeologia de BourdieuResumo
Introdução: Os posicionamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos trazem implicações diretas sobre como são construídos os objetos de pesquisa. A partir do mapeamento de eixos epistemológicos centrais, escolheu-se o crítico-dialético para discutir a Gestão do Conhecimento Científico (GCC), mais especificamente, a partir das contribuições epistemológicas e teórico-metodológicas do pensamento praxeológico de Bourdieu, compreendendo as suas proposições sobre o campo científico como expressão do eixo escolhido. Método: Foi adotada a discussão teórica e revisão literária de obras de Bourdieu e de aspectos conceituais da GCC, tomando-a como uma área interdisciplinar cujos fenômenos podem ser lidos pela dinâmica do campo científico e que está voltada para processos de produção e difusão do conhecimento científico que se efetivam pelo encontro da Gestão do Conhecimento (GC) e da Comunicação Científica (CC). Resultados: A partir da discussão sobre princípios epistemológicos do eixo crítico-dialético para a compreensão do fazer científico, enfatizando as concepções de Bourdieu sobre campo científico, os resultados apontaram contribuições para repensar a definição da GCC e oferecer subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da GCC. Conclusão: A discussão permitiu estabelecer recursos investigativos para as pesquisas sobre GCC, dentre os quais a formulação de questões balizadoras para a construção de instrumentos de coleta e análise de dados sobre o funcionamento da GCC como um campo, identificando, por exemplo, ações dos agentes para obterem capitais científicos e temporais, bem como para transformarem o próprio campo, além de itens como a aquisição de conhecimentos científicos, seu armazenamento e formas de criação e compartilhamento.
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