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Acessibilidade web no ensino a distância na ciência da informação: uma revisão sistemática da literatura brasileira na BRAPCI

Natalia Nakano

Resumo


Introdução: A revolução trazida pelas tecnologias de comunicação e pela internet transformou a forma como as pessoas buscam informação, se informam e constroem conhecimento. Para acompanhar as demandas da sociedade, também as instituições e a legislação tiverem que se adequar à nova realidade informacional passando a utilizar ambientes digitais especialmente para disponibilizar o acesso às informações públicas objetivando a transparência, e para fins de capacitação em ambientes virtuais de aprendizagem. Para que todos os cidadãos, sem discriminação, possam participar e se beneficiar dos ambientes em igualdade de condições, os ambientes digitais devem ser acessíveis. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigaro estado da arte do tema acessibilidade Web na educação a distância no âmbito da Ciência da Informação na literatura nacional. Método: Para tanto, utilizou-se da Revisão Sistemática da Literatura na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação.Resultados:Os resultados da pesquisa apontam para a preocupação da área em pesquisas que realizam o diálogo entre o tema acessibilidade e a Ciência da Informação, que apontam as barreiras de acesso à informação em plataformas digitais, e que discutem acessibilidade face à legislação no Brasil.Conclusão:O estudo concluiu que há que se considerar a comunidade e as questões humanas envolvidas na dinâmica do processo de acesso e acessibilidade em ambientes digitais, como o conhecimento sobre tecnologia assistiva e sobre a navegação na Internet e a necessidade informacional das pessoas com deficiência; além do conhecimento sobre acesso e acessibilidade por parte da equipe desenvolvedora do ambiente digital.  

Palavras-chave


Informação e Tecnologia; Design da Informação; Acessibilidade; Acesso à Informação; Revisão Sistemática da Literatura

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.81992

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