Open Journal Systems

Metodologias ativas como espaço de gestão do conhecimento: uma experiência no ensino superior em Comunicação

Tamara de Souza Brandão Guaraldo

Resumo


Introdução: No cenário atual do ensino superior na área de Comunicação é necessária uma formação que amplie a capacitação diante das exigências do mercado. Se amplia a necessidade de aliar a teoria à prática no ensino, e com isso a compreensão do trabalho em equipe e o conhecimento da dinâmica de atuação das agências de comunicação se tornam necessários para refletir as mudanças de ordem mercadológica, social e comunicacional que ocorrem nas organizações no século XXI. Método: A pesquisa tem como âmbitos de atuação as práxis pedagógica e profissional, e se baseia na proposta metodológica do modelo de gestão do conhecimento chamado de espiral do conhecimento, que envolve o indivíduo, o grupo e o ambiente em uma constante e dinâmica interação. Foi aplicada em sala de aula uma dinâmica de formação de agências de comunicação por grupos de estudantes de graduação, no período de 2014 a 2019. Resultados: A mudança do método tradicional para o processo de gestão do conhecimento proposto gerou insegurança e um esforço de interlocução pelos alunos, exigindo maturidade e uma posição de maior autonomia. As agências de comunicação montadas pelos alunos apresentaram a sua identidade e as peças de comunicação criadas, proporcionando oportunidades para entrarem em contato com o mercado de trabalho. Conclusão: O processo de gestão do conhecimento se materializou assim que as interações promoveram reflexões sobre o próprio “eu”, e foi possível perceber que a gestão do conhecimento é uma relação de ensinar-aprender e coexistência entre todos os atores do processo de ensino.

Palavras-chave


Gestão do conhecimento. Agências de comunicação. Ensino superior. Comunicação.

Texto completo:

PDF

Referências


Bastos, C. C. (2006, fevereiro 24). Metodologias ativas [Blog]. Recuperado de http://educacaoemedicina.blogspot.com/2006/02/metodologias-ativas.html

Belluzzo, R. C. B. (2007). Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação, 2a ed. Bauru: Cá Entre Nós.

Berbel, N. A. N. (2011). As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40. doi: 10.5433/1679-0383.2011v32n1p25

Buarque, C. (1991). O papel social da universidade. Notas para a Conferência à Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Campinas.

Bzuneck, J. A., & Guimarães, S. E. R. (2010). A promoção da autonomia como estratégia motivacional na escola: uma análise uma análise teórica e empírica. In E. Boruchovitch, J. A. Bzuneck & S. E. R.

Guimarães (Orgs.), Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo (pp. 43-70). Petrópolis: Vozes.

Cordeiro, P. A. dos S., Leão, A. M. dos A. C., & Couto, J. de A. (2021). Ação pedagógica pautada numa abordagem híbrida à luz da Aprendizagem Baseada em Projetos. Revista Docência Do Ensino Superior, 11, 1–21. doi: 10.35699/2237-5864.2021.24721

Freire, P. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 43a ed. São Paulo: Paz e Terra.

Lupetti, M. (2012). Gestão estratégica da comunicação mercadológica: planejamento. São Paulo: Cengage Learning.

Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1997). A criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus.

Santos, A. C. M. Z. dos. (2020). Contribuições da Aprendizagem baseada em projetos: análise da utilização do método em disciplina do Curso de Administração. Revista Thema, 17(1), 124-134. doi: 10.15536/thema.V17.2020.124-134.1493

Schaun, A., & Rizzo, E. (2009). Agências de comunicação: teoria e prática. São Paulo: Expressão e Arte.

Takeuchi, H., & Nonaka, I. (2008). Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman.

Terra, J. C. C. (2000). Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio Editora.

Valentim, M. L. P. (2008). Informação e conhecimento em organizações complexas. In M. L. P. Valentim (Org.), Gestão da informação e do conhecimento, pp. 11-25. São Paulo: Cultura Acadêmica.

Yanaze, M. (2007). Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.80729

Apontamentos

  • Não há apontamentos.