Compras públicas: uma revisão sistemática dos riscos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.79840

Palavras-chave:

Compras públicas, Governança, Gestão de riscos, sustentabilidade.

Resumo

Introdução: As compras públicas consistem em um importante mecanismo que leva as políticas públicas a efeito, representam grande parte dos gastos da Administração e pressionam os gestores a buscar maior governança dos gastos públicos. Assim, este artigo faz uma breve exposição dos riscos e desafios relacionados às compras públicas; Método:  Consiste em revisão sistemática da literatura e análise qualitativa dos resultados em duas etapas: uma com foco na análise dos dados coletados e a outra nos aspectos relacionados aos riscos e desafios que se apresentam nas pesquisas. Resultados: Foram identificados 272 artigos, dos quais 36 foram selecionados para a extração de dados. Temas como governança, sustentabilidade, governo eletrônico, desenvolvimento local e sustentabilidade estão em destaque nas pesquisas. Conclusão: os desafios que se impõem aos operadores das compras públicas são diversos, destacando-se fatores como legislação confusa, falta de planejamento, de conhecimento e de sinergia por parte dos responsáveis, fatores que podem reduzir os resultados ou frustrar a aquisição. A utilização de sistemas eletrônicos, associada ao treinamento e envolvimento dos gestores de compras pode ser uma importante ferramenta para fomentar o planejamento, reduzir riscos relativos aos desvios de finalidades e superar os desafios que se observam nas compras públicas, abrindo campo para que estas possam ser utilizadas como instrumento de implementação de políticas econômicas, sustentáveis e de desenvolvimento em sua plenitude.

Biografia do Autor

Robinson Alexander Sturmer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Mestrando em tecnologias, gestão e sustentabilidade e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Especialista no Enfrentamento a Violência contra Crianças e Adolescentes pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como Educador social e Coordenador de equipes em ambiente socioeducativo; exerceu o cargo de chefe da Seção de Contratos e Licitações de Obras, de Asssessor da Reitoria e também ocupou o cargo de Secretário de Implantação do Campus da UNILA no período de obras do campus Niemeyer. Também exerceu a função de Chefe do departamento de Contratos da UNILA. Possui experiência nas áreas de Contabilidade e Administração Pública, com ênfase em Gestão Pública e na gestão e fiscalização de contratos.

Elias Garcia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1988), Especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialização em Auditoria pela UEM, Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas - Contabilidade - pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná - UNICS (1999), Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad del Museo Social Argentino (2006), título registrado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. e Doutor em Letras - Linguística, pela Unioeste. Atualmente é professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professor Senior, credenciado no programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade. Participa como avaliador Ad Hoc para cursos e instituições de Ensino Superior do INEP / MEC desde 1999. Tem experiência profissional na área de Administração Universitária, planejamento, implantação e desenvolvimento de Instituições de Ensino Superior; experiência em gestão pública. Fundador do Instituto de Pesquisas, Pós-graduação e Ensino de Cascavel - IPPEC, onde desenvolve cursos de pós-graduação lato sensu e corporativos; consultoria em ambientes públicos e privados. É Acadêmico Imortal da Academia de Ciências Contábeis do Paraná e também membro da diretoria da mesma Academia. Na docência, atua nas Ciências Contábeis com ênfase em Metodologias de Ensino, atuando também nos seguintes temas: contabilidade, controladoria de gestão, gestão da Tecnologia da informação, Empreendedorismo, educação corporativa, sustentabilidade e análise estratégica, bem como pesquisas na área de Linguística com ênfase na Terminologia de Especialidades - Ambiguidade Lexical da informação.

Eliane Nascimento Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Informática Aplicada à Educação

Fabiana Frata Furlan Peres, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2000), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2017). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de imagens, arquitetura de computadores, reconhecimento de padroes, realidade aumentada e apoio didatico.

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Publicado

2022-01-12

Como Citar

Sturmer, R. A., Garcia, E., Pereira, E. N., & Peres, F. F. F. (2022). Compras públicas: uma revisão sistemática dos riscos e desafios. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 11, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.79840

Edição

Seção

Artigos