O impacto da cultura organizacional na gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviços
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v10i2.78259Palabras clave:
Cultura organizacional, Gestão do conhecimento, Inovação, Compartilhamento de conhecimento.Resumen
Introdução: a inovação é um diferencial competitivo importante no contexto da era do conhecimento e da transformação digital. A gestão do conhecimento, por sua vez, promove, por meio da criação e compartilhamento de ideias, um ambiente favorável à inovação. Neste contexto, é importante que os elementos da cultura organizacional que impactam a gestão do conhecimento para a inovação sejam conhecidos de forma que possam ser melhor trabalhados. Método: por meio de revisão de literatura e pesquisa bibliográfica foram identificados os elementos da cultura organizacional que impactam a gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviços. Após, foi aplicado questionário de pesquisa junto a funcionários de uma instituição financeira de grande porte para a análise dos elementos identificados na literatura. Resultados: os resultados permitiram identificar quais elementos da cultura organizacional atuam como estimuladores e quais se constituem em barreiras à gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviços na organização pesquisada. Conclusão: com maior adaptabilidade, calibragem mais adequada na aversão ao risco, concessão de maior autonomia aos funcionários e lideranças que valorizem as iniciativas de criação e compartilhamento de conhecimento, e mantenham uma comunicação efetiva, pode-se melhorar a prontidão da organização para a inovação de seus processos de serviços
Citas
Abdessadak, J., Achelhi, H., & Reklaqui, K. (2018). Innovation: the Linking & the impact of the variables “knowledge management” and “organizational culture” on the company’s performance. In International Colloquium on Logistics and Supply Chain Management (logistiqua) (p. 170-174). Recuperado de https://ieeexplore.ieee.org/document/8428290
Abdi, K., Mardani, A., Senin, A.A., & Tupenaite, L. (2018). The effect of knowledge management, organizational culture and organizational learning on innovation in automotive industry. Journal of Business Economics and Management, 19(1), 1-19. Recuperado de https://journals.vgtu.lt/index.php/JBEM/article/view/1477
Ahmadi, S. A., Rajabbaigy, H., & Moghaddar, K. (2012). The relationship between organizational culture and knowledge management in Payame Nour University of Tehran. European Journal of Economics, Finance and Administrative Sciences, (51). Recuperado de https://www.academia.edu/15345618/The_Relationship_between_Organizational_Culture_and_Knowledge_Management_in_Payame_Nour_University_of_Tehran
Ajmal, M. M., & Helo, P. (2010). Organisational culture and knowledge management: an empirical study in finnish project-based companies. International Journal of Innovation and Learning, 7(3), 331-344. Recuperado de https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1609091
Al-Adaileh, R. M., & Al-Atawi, M. S. (2011). Organizational culture impact on knowledge exchange: Saudi Telecom context. Journal of knowledge Management, 15(2), 212-230. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673271111119664/full/html
Assefa, T., Garfield, M., & Meshesha, M. (2012). The impact of organization culture on knowledge sharing among employees in Commercial Bank of Ethiopia (CBE). In European Conference on Knowledge Management. Cartagena (eckm). Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/b143/8569b9b06767169f30ed97e0cabfa177e0b9.pdf
Cameron, K. S., & QUINN, R. E. (2006). Diagnosing and changing organizational culture: based on the competing values framework. São Francisco: Jossey-Bass.
Chang, C. L.-h., & Lin, T.-C. (2015). The role of organizational culture in the knowledge management process. Journal of Knowledge management, 19(3), 433-455. Recuperado de https://tclin.mis.nsysu.edu.tw/paper/tclin/The%20role%20of%20organizational%20culture%20in%20the%20knowledge%20management%20process.pdf
Choy, S. Y., Lee, W. B., Cheung, C. F., & Shim, G. (2005). Development of a knowledge management culture assessment tool with applications in aviation industry. Journal of Information & Knowledge Management, 4(3), 179-189. Recuperado de https://www.worldscientific.com/doi/abs/10.1142/S0219649205001158
Corfield, A., & Paton, R. (2016). Investigating knowledge management: can KM really change organisational culture? Journal of Knowledge Management, 20(1), 88-103. Recuperado de http://oro.open.ac.uk/44928/
Davenport, T. H., & Prusak, L. (2003). Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual (14a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Dias, R. (2013). Cultura organizacional: construção, consolidação e mudanças. São Paulo: Atlas.
Donate, M. J., & Guadamillas, F. (2011). Organizational factors to support knowledge management and innovation. Journal of knowledge management, 15(6), 890-914. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673271111179271/full/html
Hauke, Aleksandra. (2006) Impact of cultural differences on knowledge transfer in British, Hungarian and Polish Enterprises. Nota di Lavoro, Fondazione Eni Enrico, 50. Recuperado de https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjL9_2GrujvAhXRHrkGHb1QC-AQFjABegQICRAD&url=https%3A%2F%2Fageconsearch.umn.edu%2Frecord%2F12072%2Ffiles%2Fwp060050.pdf&usg=AOvVaw0P1ISJ2kEAaFiLaYroj_ew
Hofstede, G., Hofstede, G. J., & Minkov, M. (2010). Cultures and Organizations: software of the mind (3a ed.). McGraw-Hill Education.
Lamproulis, D. (2007). Cultural space and technology enhance the knowledge process. Journal of Knowledge Management, 11(4), 30-44. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673270710762693/full/html
Lin, P.-C., Ho, H.-Y., & Lu, M.-H. (2014). Effects of knowledge management and corporate culture on organizational innovation climate. Revista internacional de sociologia, 72(2), 43-55. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/5f72/c6c6ac45e1f97aa540077ae64694e5de99ef.pdf
Naqshbandi, M. M., & Tabche, I. (2018). The interplay of leadership, absorptive capacity, and organizational learning culture in open innovation: testing a moderated mediation model. Technological Forecasting and Social Change, (133), 156-167. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0040162517307357
Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier.
Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento – OCDE. (2005). Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação (3a ed.). [S.l.]: ARTI/FINEP. Recuperado de https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf
Paliszkiewicz, J. O. (2010). The relationship between social perspective and knowledge management. International Journal of Innovation and Learning, 7(4), 450-466. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/264835617_The_relationship_between_social_perspective_and_knowledge_management
Pohontu, A., Istrate, C., & Herghiligiu, I. V. (2016). An innovative learning by sharing model for enhancing long term development inside corporate organizations. In European Conference on Knowledge Management. Northern Ireland, UK: Academic Conferences International Limited (p. 1063-1070). Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/309266609_AN_INNOVATIVE_LEARNING_BY_SHARING_MODEL_FOR_ENHANCING_LONG_TERM_DEVELOPMENT_INSIDE_CORPORATE_ORGANIZATIONS
Porto, G. (2013). Gestão da inovação e empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier.
Puryantini, N., Rofikotul, A., Shinta P., D., & Tjahjadi, B. (2018). The association of knowledge management, organization culture, and innovation with organizational performance: a case at study institute research XYZ. Jurnal Akuntansi dan Keuangan, 20(1), 39-52. Recuperado de http://jurnalakuntansi.petra.ac.id/index.php/aku/article/view/20850
Rivera-Vazquez, J. C., Ortiz-Fournier, L. V., & Flores, F. R. (2009). Overcoming cultural barriers for innovation and knowledge sharing. Journal of knowledge management, 13(5), 257-270. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673270910988097/full/html
Robbins, N. B., & Heiberger, R. M. (2011). Plotting Likert and other rating scales. In Section on Survey Research Methods (jsm 2011) (p. 1058-1066). Recuperado de http://www.asasrms.org/Proceedings/y2011/Files/300784_64164.pdf
Robbins, S. P., Judge, T. A., & Sobral, F. (2010). Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro (14a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Rogers, D. L. (2017). Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business. Edição do Kindle.
Schein, E. H. (2017). Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas.
Souza Neto, J., Santos, D. L. N. dos, & Orlandi, T. R. C. (2014). Inovação: estratégia, gestão e cultura. Edição do Kindle.
Takeuchi, H., Nonaka, I. (2008). Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman.
Tang, L.-L., & Yeh, Y.-L. (2015). Effect of organizational culture, leadership style, and organizational learning on organizational innovation in the public sector. Journal of Quality, 22(5), 461-481. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/285124864_Effect_of_Organizational_Culture_Leadership_Style_and_Organizational_Learning_on_Organizational_Innovation_in_the_Public_Sector_462_Effect_of_Organizational_Culture_Leadership_Style_and_Organizational
Tigre, P. B. (2014). Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil (2a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.
Yee, Y. M., Tan, C. L., & Ramayah, T. (2017). Connect the silos: knowledge management, absorptive capacity, leadership styles, organisational cultures. In International Conference on Intellectual Capital and Knowledge Management and Organisational Learning. Hong Kong: Academic Conferences International Limited (p. 310-315). Recuperado de https://books.google.com.br/books?id=3blDDwAAQBAJ&pg=PA310&lpg=PA310&dq=Connect+the+silos:+knowledge+management,+absorptive+capacity,+leadership+styles,+organisational+cultures+2017&source=bl&ots=YdwD0OJ25H&sig=ACfU3U0XYVBsjmIBSAd4nFEr51V4uEiHBg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiSzIj-lrfjAhWXIbkGHddzD44Q6AEwAHoECAkQAQ#v=onepage&q&f=false
Zia, S., & Shafiq, M. (2017). Innovation and knowledge management: a literature review and research framework. Journal of Quality and Technology Management, 13(1), 99-116. Recuperado de http://pu.edu.pk/images/journal/iqtm/PDF-FILES/006-V_XIII_I,June2017.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La revista AtoZ es una revista científica de acceso abierto y los derechos de autor de artículos y entrevistas pertenecen a sus respectivos autores/encuestados. Los autores otorgan a la AtoZ el direito de incluir el material publicado (revisado por pares/pos-print) en em sistemas/herramientas de indización, agregadores o curadores.
Los autores tienen permiso y se les anima a depositar sus artículos en sus páginas personales, depósitos y/o portales institucionales anteriormente (pre-print) y posteriormente (post-print) a la publicación en esa Revista. Se pide, si possible, que se apunte la referencia bibliográfica del artículo (incluyendose la URL) en base a la AtoZ.
La AtoZ es sello verde por Diadorim/IBICT.
Todo el contenido de la revista (incluyendo las instrucciones, modelos y política editorial) a menos que se indique otra cosa, están bajo una Licencia de Atribución de Bienes Comunes Creativos (CC) 4.0 Internacional.
Cuando los artículos son publicados por esta revista, se pueden compartir (copiar y redistribuir el material en cualquier soporte o formato para cualquier propósito, incluso comercial) y adaptar (remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso si es comercial). Debe dar el crédito correspondiente, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios.
La AtoZ no cobra cualquier tasas por la sumisión y/o procesamiento y/o la publicación de artículos.
























