Open Journal Systems

O impacto da cultura organizacional na gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviços

Herivelton Luís Bueno Carneiro, Rosalvo Ermes Streit

Resumo


Introdução: a inovação é um diferencial competitivo importante no contexto da era do conhecimento e da transformação digital. A gestão do conhecimento, por sua vez, promove, por meio da criação e compartilhamento de ideias, um ambiente favorável à inovação. Neste contexto, é importante que os elementos da cultura organizacional que impactam a gestão do conhecimento para a inovação sejam conhecidos de forma que possam ser melhor trabalhados. Método: por meio de revisão de literatura e pesquisa bibliográfica foram identificados os elementos da cultura organizacional que impactam a gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviços. Após, foi aplicado questionário de pesquisa junto a funcionários de uma instituição financeira de grande porte para a análise dos elementos identificados na literatura. Resultados: os resultados permitiram identificar quais elementos da cultura organizacional atuam como estimuladores e quais se constituem em barreiras à gestão do conhecimento para a inovação de processos em serviços na organização pesquisada. Conclusão: com maior adaptabilidade, calibragem mais adequada na aversão ao risco, concessão de maior autonomia aos funcionários e lideranças que valorizem as iniciativas de criação e compartilhamento de conhecimento, e mantenham uma comunicação efetiva, pode-se melhorar a prontidão da organização para a inovação de seus processos de serviços


Palavras-chave


Cultura organizacional; Gestão do conhecimento; Inovação; Compartilhamento de conhecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


Abdessadak, J., Achelhi, H., & Reklaqui, K. (2018). Innovation: the Linking & the impact of the variables “knowledge management” and “organizational culture” on the company’s performance. In International Colloquium on Logistics and Supply Chain Management (logistiqua) (p. 170-174). Recuperado de https://ieeexplore.ieee.org/document/8428290

Abdi, K., Mardani, A., Senin, A.A., & Tupenaite, L. (2018). The effect of knowledge management, organizational culture and organizational learning on innovation in automotive industry. Journal of Business Economics and Management, 19(1), 1-19. Recuperado de https://journals.vgtu.lt/index.php/JBEM/article/view/1477

Ahmadi, S. A., Rajabbaigy, H., & Moghaddar, K. (2012). The relationship between organizational culture and knowledge management in Payame Nour University of Tehran. European Journal of Economics, Finance and Administrative Sciences, (51). Recuperado de https://www.academia.edu/15345618/The_Relationship_between_Organizational_Culture_and_Knowledge_Management_in_Payame_Nour_University_of_Tehran

Ajmal, M. M., & Helo, P. (2010). Organisational culture and knowledge management: an empirical study in finnish project-based companies. International Journal of Innovation and Learning, 7(3), 331-344. Recuperado de https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1609091

Al-Adaileh, R. M., & Al-Atawi, M. S. (2011). Organizational culture impact on knowledge exchange: Saudi Telecom context. Journal of knowledge Management, 15(2), 212-230. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673271111119664/full/html

Assefa, T., Garfield, M., & Meshesha, M. (2012). The impact of organization culture on knowledge sharing among employees in Commercial Bank of Ethiopia (CBE). In European Conference on Knowledge Management. Cartagena (eckm). Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/b143/8569b9b06767169f30ed97e0cabfa177e0b9.pdf

Cameron, K. S., & QUINN, R. E. (2006). Diagnosing and changing organizational culture: based on the competing values framework. São Francisco: Jossey-Bass.

Chang, C. L.-h., & Lin, T.-C. (2015). The role of organizational culture in the knowledge management process. Journal of Knowledge management, 19(3), 433-455. Recuperado de https://tclin.mis.nsysu.edu.tw/paper/tclin/The%20role%20of%20organizational%20culture%20in%20the%20knowledge%20management%20process.pdf

Choy, S. Y., Lee, W. B., Cheung, C. F., & Shim, G. (2005). Development of a knowledge management culture assessment tool with applications in aviation industry. Journal of Information & Knowledge Management, 4(3), 179-189. Recuperado de https://www.worldscientific.com/doi/abs/10.1142/S0219649205001158

Corfield, A., & Paton, R. (2016). Investigating knowledge management: can KM really change organisational culture? Journal of Knowledge Management, 20(1), 88-103. Recuperado de http://oro.open.ac.uk/44928/

Davenport, T. H., & Prusak, L. (2003). Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual (14a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Dias, R. (2013). Cultura organizacional: construção, consolidação e mudanças. São Paulo: Atlas.

Donate, M. J., & Guadamillas, F. (2011). Organizational factors to support knowledge management and innovation. Journal of knowledge management, 15(6), 890-914. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673271111179271/full/html

Hauke, Aleksandra. (2006) Impact of cultural differences on knowledge transfer in British, Hungarian and Polish Enterprises. Nota di Lavoro, Fondazione Eni Enrico, 50. Recuperado de https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjL9_2GrujvAhXRHrkGHb1QC-AQFjABegQICRAD&url=https%3A%2F%2Fageconsearch.umn.edu%2Frecord%2F12072%2Ffiles%2Fwp060050.pdf&usg=AOvVaw0P1ISJ2kEAaFiLaYroj_ew

Hofstede, G., Hofstede, G. J., & Minkov, M. (2010). Cultures and Organizations: software of the mind (3a ed.). McGraw-Hill Education.

Lamproulis, D. (2007). Cultural space and technology enhance the knowledge process. Journal of Knowledge Management, 11(4), 30-44. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673270710762693/full/html

Lin, P.-C., Ho, H.-Y., & Lu, M.-H. (2014). Effects of knowledge management and corporate culture on organizational innovation climate. Revista internacional de sociologia, 72(2), 43-55. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/5f72/c6c6ac45e1f97aa540077ae64694e5de99ef.pdf

Naqshbandi, M. M., & Tabche, I. (2018). The interplay of leadership, absorptive capacity, and organizational learning culture in open innovation: testing a moderated mediation model. Technological Forecasting and Social Change, (133), 156-167. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0040162517307357

Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1997). Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier.

Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento – OCDE. (2005). Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação (3a ed.). [S.l.]: ARTI/FINEP. Recuperado de https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

Paliszkiewicz, J. O. (2010). The relationship between social perspective and knowledge management. International Journal of Innovation and Learning, 7(4), 450-466. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/264835617_The_relationship_between_social_perspective_and_knowledge_management

Pohontu, A., Istrate, C., & Herghiligiu, I. V. (2016). An innovative learning by sharing model for enhancing long term development inside corporate organizations. In European Conference on Knowledge Management. Northern Ireland, UK: Academic Conferences International Limited (p. 1063-1070). Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/309266609_AN_INNOVATIVE_LEARNING_BY_SHARING_MODEL_FOR_ENHANCING_LONG_TERM_DEVELOPMENT_INSIDE_CORPORATE_ORGANIZATIONS

Porto, G. (2013). Gestão da inovação e empreendedorismo. Rio de Janeiro: Elsevier.

Puryantini, N., Rofikotul, A., Shinta P., D., & Tjahjadi, B. (2018). The association of knowledge management, organization culture, and innovation with organizational performance: a case at study institute research XYZ. Jurnal Akuntansi dan Keuangan, 20(1), 39-52. Recuperado de http://jurnalakuntansi.petra.ac.id/index.php/aku/article/view/20850

Rivera-Vazquez, J. C., Ortiz-Fournier, L. V., & Flores, F. R. (2009). Overcoming cultural barriers for innovation and knowledge sharing. Journal of knowledge management, 13(5), 257-270. Recuperado de https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673270910988097/full/html

Robbins, N. B., & Heiberger, R. M. (2011). Plotting Likert and other rating scales. In Section on Survey Research Methods (jsm 2011) (p. 1058-1066). Recuperado de http://www.asasrms.org/Proceedings/y2011/Files/300784_64164.pdf

Robbins, S. P., Judge, T. A., & Sobral, F. (2010). Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro (14a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Rogers, D. L. (2017). Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business. Edição do Kindle.

Schein, E. H. (2017). Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas.

Souza Neto, J., Santos, D. L. N. dos, & Orlandi, T. R. C. (2014). Inovação: estratégia, gestão e cultura. Edição do Kindle.

Takeuchi, H., Nonaka, I. (2008). Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman.

Tang, L.-L., & Yeh, Y.-L. (2015). Effect of organizational culture, leadership style, and organizational learning on organizational innovation in the public sector. Journal of Quality, 22(5), 461-481. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/285124864_Effect_of_Organizational_Culture_Leadership_Style_and_Organizational_Learning_on_Organizational_Innovation_in_the_Public_Sector_462_Effect_of_Organizational_Culture_Leadership_Style_and_Organizational

Tigre, P. B. (2014). Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil (2a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Yee, Y. M., Tan, C. L., & Ramayah, T. (2017). Connect the silos: knowledge management, absorptive capacity, leadership styles, organisational cultures. In International Conference on Intellectual Capital and Knowledge Management and Organisational Learning. Hong Kong: Academic Conferences International Limited (p. 310-315). Recuperado de https://books.google.com.br/books?id=3blDDwAAQBAJ&pg=PA310&lpg=PA310&dq=Connect+the+silos:+knowledge+management,+absorptive+capacity,+leadership+styles,+organisational+cultures+2017&source=bl&ots=YdwD0OJ25H&sig=ACfU3U0XYVBsjmIBSAd4nFEr51V4uEiHBg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiSzIj-lrfjAhWXIbkGHddzD44Q6AEwAHoECAkQAQ#v=onepage&q&f=false

Zia, S., & Shafiq, M. (2017). Innovation and knowledge management: a literature review and research framework. Journal of Quality and Technology Management, 13(1), 99-116. Recuperado de http://pu.edu.pk/images/journal/iqtm/PDF-FILES/006-V_XIII_I,June2017.pdf




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i2.78259

Apontamentos

  • Não há apontamentos.