Uma proposta de universidade corporativa pautada nos pilares educação corporativa, gestão do conhecimento e gestão da inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v9i1.69660

Palavras-chave:

Educação Corporativa, Estratégia, Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Universidade Corporativa.

Resumo

Introdução: Devido às constantes mudanças do cenário corporativo, processos e produtos tendem a ser repensados. Admitindo a educação como elemento de sustentação organizacional, este artigo visa discutir a importância da criação de uma Universidade Corporativa – UC, com base nos Pilares Educação Corporativa – EC, Gestão do Conhecimento - GC e Gestão da Inovação – GI. Método: A pesquisa adotou a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas em uma amostra de três empresas que já possuem UC. Os dados coletados foram submetidos à análise de discurso. Resultados: Houve a confirmação da importância dos Pilares delimitados, com definição de etapas para a concretização da UC. Conclusão: Percebeu-se a necessidade de alinhar a oferta de ações educacionais às estratégias da organização, proteger os conhecimentos já construídos e gerar oportunidades para a inovação nas empresas, a fim de ajustá-las às demandas do mercado e clientes. Propõem-se novas pesquisas em instituições privadas e multinacionais, investigando não somente práticas de UC, mas também as peculiaridades de GC e GI em diferentes contextos.

Biografia do Autor

Juliana Alexandre de Oliveira Araujo, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009), MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2012) e é Mestranda em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Possui experiência na área de Gestão de Pessoas desde 2006, mais precisamente na área de Educação Corporativa, setor público. 

Maria de Lurdes da Costa Domingos, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional

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Publicado

2020-08-22

Como Citar

Araujo, J. A. de O., & Domingos, M. de L. da C. (2020). Uma proposta de universidade corporativa pautada nos pilares educação corporativa, gestão do conhecimento e gestão da inovação. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 9(1), 42–53. https://doi.org/10.5380/atoz.v9i1.69660

Edição

Seção

Artigos