Open Journal Systems

Proposta para a construção de um ambiente de inovação para redes de telecomunicações suas contribuições para a manutenção do poder informacional do estado na segurança pública

Luciano Castilho Assumpção, Marcelo Minghelli

Resumo


A informação é um recurso empregado pelo Estado, para controlar indivíduos ou grupos sociais. Este, que é chamado de poder informacional do Estado é evidenciado nas ações Policiais na medida em a confidencialidade, integridade e disponibilidade são requisitos para as telecomunicações nas operações de segurança pública. Para tanto, se desenvolveu um segmento de mercado de telecomunicações denominado Missão Crítica, destinado a atender estes requisitos dos órgãos oficiais de segurança pública. A modalidade de telecomunicações por rádio é chamada de Professional Radio Mobile, e utiliza recursos de criptografia, modulação digital troncalizada em um processo que envolve a tecnologia, a organização e recursos humanos. Dadas as limitações desses agentes no processo, ideias de melhorias a partir das experiências de uso podem ser estimuladas, e de maneira estruturada, categorizada como informação obtida pela percepção de padrões, compor uma proposta que vise a construção de um ambiente de inovação na área de telecomunicações do órgão. Para isso, se pode fazer um estudo de caso a partir da análise de elementos pré- estruturais de infraestrutura (laboratórios, testes) recursos humanos (formados e capacitados em ações de compartilhamento dos aprendizados pelo uso) e fomento (recursos financeiros). Estas ações visam resultar em contribuições para a segurança da informação em operações policiais e assim, contribuir para a manutenção do poder informacional do Estado.

Palavras-chave


Telecomunicações; Segurança Pública; Inovação.

Texto completo:

PDF

Referências


Amaral, C. T. (2006). Interoperabilidade nos Padrões de Rádio Troncalizado Digital. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Sistemas de Telecomunicações Modernos, Universidade Federal Fluminense.

Araújo, C. A. Á. (2009). Correntes teóricas da ciência da informação. Ci. Inf., 38(3), 192–204.

Braman, S. (2006). Change of State: information, policy, and power. Cambridge Mand London: MIT Press.

Capurro, R. & Hjorland, B. (2007). O Conceito de Ciência da Informação. Tradução de Ana Maria Pereira Cardoso, Maria da Gloria A. Ferreira e Marco Antônio de Azevedo. Perspectivas em Ciência da Informação, 12 (1), 248- 207.

Carvalho, L. C. & Machado, D. D. P. N. (2013). Ambiente de Inovação: estudo comparativo entre três unidades de uma organização do setor metal-mecânico. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2 (1), 47- 76.

Cavallim, N. L. (2007). A Implantação do Sistema Digital de Radiocomunicação Tetrapol na Polícia Federal. Monografia, Academia Nacional de Polícia, Brasília.

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988). Brasília: Centro de Documentação e Informação (CEDI), 2013. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha (2a ed.). Porto Alegre: Artmed.

Damanpour, F. & EVAN, W. M. (1984). Organizational innovation and performance: the problem of organizational lag. Administrative Science Quarterly, 29, 392-409.

Eleutério, M. A. M. (2016). Sistemas de Informações Gerenciais na Atualidade. Curitiba: Intersaberes.

Escola Superior de Guerra. (2009). Manual Básico (Vol. 1). Rio de Janeiro: Escola Superior de Guerra.

Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Altas.

International Organization for Standardization. (2013). ISO/IEC 27002:2013.

Laudon, K & Laudon, J. (2010). Sistemas de Informação Gerenciais (9a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Maciel, M. L. (1997). Inovação e conhecimento. In F. Sobral et al. (Orgs.). A alavanca de Arquimedes: ciência e tecnologia na virada do século. Brasília: Paralelo 15.

Marconi, M. A, & Lakatos, E. M. (1999). Técnicas de Pesquisa (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Mazzucato, M. (2014). O estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. setor privado. Tradução de Elvira Serapicos. São Paulo: Portfólio-Penguin.

Minghelli, M. (2018). Notas das aulas de Tópicos Especiais – Estado, Direito e Inovação: interfaces para a construção de ambientes de inovação. Dissertação de Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina.

Moraes, A. F. (2010). Redes de Computadores Fundamentos (7a ed.). São Paulo: Érica.

Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento. (2006). Manual de Oslo: proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Recuperado de https://doi.org/10.1787/9789264065659- es

Semola, M. (2003). Gestão da Segurança da Informação: uma visão Executiv a. Rio de Janeiro: Campus.

Shannon, C. (1948). A Mathematical Theory of Communication. The Bell System Technical Journal, 27, 379-423, & 623-656.

Souza, J. L. P. (2011). Rede Brasileira de Radiocomunicação Segura: uma opção nacional. Monografia, Escola Superior de Guerra, Rio de Janeiro: ESG.

Silva, E. N. (1998). Manual de Radiocomunicação. Brasília: ANP. Rosenberg, N. (2006). Por dentro da caixa-preta: tecnologia e economia. Campinas: Unicamp.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i1.67260

Apontamentos

  • Não há apontamentos.