Mapeamento do termo “conhecimento”, segundo relatórios de gestão, no período de 2013 a 2018, na administração municipal de Curitiba

Autores

  • Andrea de Fátima Pfutze Cubas Escola de Administração Pública

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.65350

Palavras-chave:

Conhecimento. Gestão do Conhecimento. Conversão do conhecimento.

Resumo

Introdução: o Serviço Público vem sendo cobrado a apresentar resultados diretamente ligados à prestação de serviço à sociedade, de forma que este atinja seus resultados com eficiência e efetividade. Objetivos: este estudo tem como objetivo analisar como o tema conhecimento vem sendo empregado, e de que forma está registrado nos Relatórios de Gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba. Este trabalho apresenta a análise e o panorama do tema conhecimento na Prefeitura Municipal de Curitiba, nos anos de 2013 a 2018. Metodologia: sendo que para esta análise se concretizasse foi necessário, pesquisa documental nos Relatórios de Gestão, disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura de Curitiba, para o levantamento e quantificação do termo conhecimento, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, com leitura flutuante e categorização dos dados, o que possibilitou a análise dos resultados que foi baseada a partir do conceito de
gestão do conhecimento, conversão do conhecimento e ciclo SECI, de Nonaka e Takeuchi. Resultados: o resultado obtido demonstra que as ações da Prefeitura Municipal de Curitiba, com relação ao conhecimento, expressaram uma frequência voltada ao conhecimento dedicado ao público externo em equilíbrio com o conhecimento dedicado ao público interno. Conclusão: a conversão do conhecimento para o público interno, tem o intuito de desenvolvimento de ferramentas e aprimoramento dos servidores para simplificar e proporcionar melhor desenvolvimento de tarefas internas e, por consequência, prestar adequado atendimento à população, o que demonstra o interesse no investimento no capital intelectual da prefeitura.

Biografia do Autor

Andrea de Fátima Pfutze Cubas, Escola de Administração Pública

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil em 2016, atualmente é Agente Administrativo da Prefeitura Municipal de Curitiba. Pós-graduanda em Administração Pública.

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desafios-da-gestao-por-competencias-em-orgaos-publicos

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Cubas, A. de F. P. (2020). Mapeamento do termo “conhecimento”, segundo relatórios de gestão, no período de 2013 a 2018, na administração municipal de Curitiba. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 7(1), 12–20. https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.65350

Edição

Seção

Artigos