Mediação da informação e comunicação política no Facebook: desempenho do candidato Rui Palmeira à Prefeitura de Maceió em 2016

Autores

  • Ronaldo Ferreira Araujo Universidade Federal de Alagoas - UFAL http://orcid.org/0000-0003-0778-9561
  • Sarah Rúbia de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Janyelle Mayara Bento Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v6i1.54543

Palavras-chave:

Mediação da informação, Redes sociais, Participação política

Resumo

Introdução: O crescente uso das redes sociais na internet por agentes políticos e eleitores configuram a entrada do país nos moldes de uma cultura digital participativa, constituindo-se uma esfera rica para o desenvolvimento de pesquisas sobre o desempenho dos candidatos em meio digital e a participação política do cidadão. O presente trabalho se propõe a verificar o desempenho no Facebook do candidato à Prefeitura de Maceió, Rui Palmeira nas eleições de 2016. Método: A pesquisa tem caráter exploratório, de abordagem mista e cunho descritivo, com coleta de dados realizada pela ferramenta Netlytic e a análise por meio da categorização das publicações e compreensão das interações em sua página no Facebook. Resultados: A maior parte das postagens realizadas diz respeito à Agenda do candidato (24,6%), a Agradecimentos/Cumprimentos (16,7%) e Propostas (15,8%). Apesar disso, as postagens que tiveram maior interação dos eleitores são as de Cunho Pessoal, que compreenderam apenas 5,7% do total de postagens. Conclusão: As mídias sociais começaram a ser ocupadas e tratadas com relevância no tocante ao cenário político, o que pode ser notado pela diversificação das categorias de postagens. O candidato em questão conseguiu compreender algumas premissas da Web 2.0 quanto à interação e colaboração, no entanto, é necessário destacar que há um longo caminho a percorrer no que tange à responsividade do candidato e interação direta com os eleitores via a ferramenta.

Biografia do Autor

Ronaldo Ferreira Araujo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Ciência da Informação - UFMG. Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web/Lab-iMetrics. Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia - CB/Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA - Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Sarah Rúbia de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Biblioteconomia - ICHCA/UFAL; Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web/Lab-iMetrics.

Janyelle Mayara Bento, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda em Biblioteconomia - ICHCA/UFAL; Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web/Lab-iMetrics.

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Publicado

2017-10-26

Como Citar

Araujo, R. F., Santos, S. R. de O., & Bento, J. M. (2017). Mediação da informação e comunicação política no Facebook: desempenho do candidato Rui Palmeira à Prefeitura de Maceió em 2016. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 6(1), 17–25. https://doi.org/10.5380/atoz.v6i1.54543

Edição

Seção

Artigos