A usabilidade e acessibilidade de um ambiente virtual de aprendizagem com foco no usuário idoso: uma verificação ergonômica do Moodle

Autores

  • Josiane Vieira Campos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Thaiana Pereira dos Anjos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Leila Amaral Gontijo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Milton Luiz Horn Vieira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v4i1.41713

Palavras-chave:

Usabilidade, Acessibilidade, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Educação inclusiva, Idosos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Resumo

Introdução: o público idoso tem, em geral, características físicas, fisiológicas e cognitivas que dificultam a interação com produtos e sistemas eletrônicos e digitais, particularmente aqueles disponíveis em ambientes virtuais. Visto que a educação à distância tem se expandido consideravelmente, atingido os mais diferentes públicos e regiões, este artigo objetiva identificar recomendações de usabilidade e acessibilidade, para este público-alvo, no Moodle do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Método: a investigação consistiu em quatro etapas: 1) pesquisa na literatura de recomendações de usabilidade e acessibilidade; 2) avaliação heurística do Moodle do IFSC; 3) identificação de características e consequências do envelhecimento que influenciam na utilização do Moodle pelo público idoso; e, 4) recomendações de usabilidade e acessibilidade para o Moodle com foco no usuário idoso. Resultados: as recomendações estão relacionadas com as funcionalidades, as os problemas de usabilidade e acessibilidade detectados na avaliação heurística e as características e consequências do envelhecimento. Conclusão: as recomendações de usabilidade e acessibilidade propostas podem auxiliar na inclusão digital do idoso, facilitando o seu aprendizado e o uso do ambiente, fomentando assim, a efetividade do processo educacional à distância e a possibilidade de uso do sistema pelo público idoso.

Biografia do Autor

Josiane Vieira Campos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Tecnologia em Design de Produto - IFSC. Mestranda em Design e Expressão Gráfica - UFSC.

Thaiana Pereira dos Anjos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Engenharia da Computação - UNIVALI.Mestre em Engenharia de Produção - UFSC. Doutoranda em Engenharia de Produção & Sistemas - UFSC.

Leila Amaral Gontijo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bacharel em Desenho Industrial - FUMA. Mestre em Ergonomie - CNAM/FR. Doutor em Ergonomie - Université Paris 13 (Paris-Nord).   Docente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - UFSC.

Milton Luiz Horn Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Engenharia de Produção - UFSC. Mestre em Engenharia Mecânica - UFSC. Bacharel em Engenharia Mecânica - UFSC. Docente do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas - UFSC.

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

Campos, J. V., Anjos, T. P. dos, Gontijo, L. A., & Vieira, M. L. H. (2015). A usabilidade e acessibilidade de um ambiente virtual de aprendizagem com foco no usuário idoso: uma verificação ergonômica do Moodle. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 4(1), 10–23. https://doi.org/10.5380/atoz.v4i1.41713

Edição

Seção

Artigos