Notícias AtoZ [2021]: Novo prazo de submissão: Chamada para dossiê temático

Dossiê temático:  Informação, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial em ecossistemas

Prazo de submissão: 15 de junho de 2021

Publicação: v.10, n.3, set./dez. 2021

A Revista AtoZ tem por objetivo privilegiar e divulgar, de forma livre e gratuita, resultados de pesquisa interdisciplinares relacionados às áreas de Ciência, Tecnologia, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Assim, convidamos os pesquisadores de diferentes áreas a compartilharem seus conhecimentos sobre novas práticas em dados, informação e conhecimento que possuam abordagens inovadoras e interdisciplinares submetendo artigos para o dossiê temático com tema central em Informação, Indústria 4.0 e Inteligência Artificial (IA) aplicadas aos diferentes ecossistemas, organizado pelos professores Dr. Rafael Santos (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE) Dr.ª Felisa Córdova (Universidade Finis Terrae) e Dr. Edson Ronaldo Guarido Filho (Universidade Federal do Paraná - UFPR). O dossiê será publicado no número 3, volume 10 de 2021.

Background do tema

Atualmente, investimentos que promovem tecnologias disruptivas e transformação digital acompanhados de avanços na Indústria 4.0 permitem o desenvolvimento de sistemas inteligentes em diferentes domínios e ecossistemas. Ecossistemas ajudam no design, análise e mapeamento do mundo físico no ciberespaço usando entidades digitais, processos e transações. Por sua vez, o hiperespaço permite a interconexão de múltiplos espaços de computadores e redes que estão interligados entre si principalmente nos domínios cibernético, social, tecnológico e cognitivo.

Os avanços tecnológicos, as demandas sociais e econômicas têm possibilitado a criação de sistemas capazes de coletar grandes volumes de dados sobre diversos aspectos, como interações sociais, processos industriais, atividades econômicas e governamentais, monitoramento do meio ambiente, entre outras.

Alguns exemplos destes sistemas são redes de sensores de vários tipos (desde as criadas com equipamentos dedicados até as compostas por dispositivos populares como telefones celulares), redes sociais, sistemas de coleta e disseminação de dados governamentais na Internet, Internet das Coisas (IoT), Internet das Pessoas (IoP), Internet de Serviços (IoS) e integração de sistemas e processos na Indústria 4.0, e muitos outros; representando ecossistemas diversos com diferentes combinações de tecnologias, interações e finalidades.

Existe enorme demanda para analisar estes dados para extrair informações e conhecimento sobre estes processos, para melhor compreendê-los e potencialmente melhorá-los. É cada vez maior o uso de técnicas de inteligência artificial para análise e classificação dos dados e sumarização para ações posteriores.

Dessa forma, o dossiê abordará as transformações oriundas do papel da Informação nos diferentes ecossistemas que apontam novos rumos na Indústria 4.0 e a capilaridade que tem as aplicações da Inteligência Artificial a partir dos seguintes eixos: 

Eixo 1: Ecossistemas Industriais 4.0

Eixo 2: Ecossistemas de Governo e/ou cidade inteligentes

Eixo 3: Ecossistemas de Serviços, Comércio e Sustentabilidade

Eixo 4: Outros Ecossistemas em IA

Objetivo

Existem muitas ações de pesquisa e desenvolvimento envolvendo coleta e processamento de dados e informação para melhoria de processos, relacionadas aos temas como Indústria 4.0, Internet das Coisas, big data e inteligência artificial nos eixos mencionados nesta chamada, e estudos de casos e metodologias sobre como agregar valores aos sistemas e aplicações relacionados aos eixos.

Neste contexto, serão aceitos trabalhos inéditos que contemplem dados empíricos, implicações relevantes para a ampliação das fronteiras do conhecimento sobre o tema central e seus eixos e que demonstrem enfoques, aplicações e/ou metodologias inovadoras.

Escopo

Incentivamos a submissão de artigos científicos e short papers em português, espanhol ou inglês que sejam caracterizados como pesquisas rigorosas relacionadas a um dos eixos e subtópicos indicados a seguir:

  • Informação, criação de valor e smart industries
  • Gestão da informação e do conhecimento na indústria 4.0
  •  Gestão da informação na indústria verde ou em outras iniciativas sustentáveis
  •  Decisão, processo e atividade de negócios
  • Aplicações em e-Government, e-Services, e-Justice, e-Business
  • Gestão da informação em smart cities, smart services e smart learning
  •  Sistemas inteligentes e informática em saúde
  • Governança, tecnologia da informação e dinâmica entre ecossistemas (cross-systems), sistemas locais/regionais/globais e sistemas de inovação
  • Economia circular
  • Internet das coisas (IoT) e Internet de Serviços (IoS)
  •  Gestão inteligente prospectiva para uma sociedade sustentávelcebria
  •  Fluxo de informação, big datadata science and analytics
  •  Mineração de dados educacionais e tendências de pesquisa
  •  Aprendizagem individual, em grupo e organizacional
  •  Tecnologias de gestão do conhecimento e suas aplicações
  • Internet das pessoas (IoP), human body communication (HBC), human information processing (HIP)

A lista de subtópicos não é exaustiva. Outros tópicos são bem vindos e serão apreciados.

As demais regras de submissão da revista podem ser encontradas no link: https://revistas.ufpr.br/atoz/about/submissions#authorGuidelines