PRODUÇÃO FORRAGEIRA E FÓSFORO NA PARTE AÉREA DA ALFAFA (Medicago sativa) INOCULADA COM BACTÉRIAS SOLUBILIZADORAS DE FOSFATO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v20i1.93250Abstract
Este trabalho objetivou avaliar os efeitos da inoculação com bactérias solubilizadoras de fosfato sobre a produção forrageira e a concentração de fósforo na alfafa (Medicago sativa cv. crioula). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições e seis tratamentos: controle (adubação de base); inoculação; adubação com fonte solúvel de fósforo; adubação com fonte de baixa solubilidade de fósforo; inoculação + adubação com fonte solúvel de fósforo e inoculação + adubação com fonte de baixa solubilidade de fósforo. Os resultados obtidos demonstraram que massa seca total, relação folha/colmo, e teor de P (1o e 2o cortes) não foram influenciadas significativamente pelos tratamentos. Já as variáveis matéria natural de colmo e folha, altura e matéria seca de colmo e folha, apresentaram efeito de tratamento (p<0,05), porém com variabilidade entre os cortes avaliados. A variabilidade nas respostas encontradas entre os cortes não permite inferir a influência da inoculação com microrganismos solubilizadores de fosfato na produção forrageira da alfafa. Os níveis de fósforo na parte aérea da alfafa não sofrem influência da inoculação com microrganismo solubilizador de fosfato.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
