SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL AUMENTA QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO RENDILHADO TRATADAS OU NÃO COM TIAMINA EM PRÉ SEMEADURA

Authors

  • Eduardo Pradi Vendruscolo Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGA), Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), Av. Nova Esperança, s/n, Campus Samambaia, 74690-900, Goiânia, GO, Brasil.
  • Luiz Fernandes Cardoso Campos Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGA), Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), Av. Nova Esperança, s/n, Campus Samambaia, 74690-900, Goiânia, GO, Brasil.
  • Lucas Marquezan Nascimento Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGA), Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), Av. Nova Esperança, s/n, Campus Samambaia, 74690-900, Goiânia, GO, Brasil.
  • Alexsander Seleguini Campus Universitário de Iturama, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Iturama, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v19i2.53476

Abstract

A qualidade das mudas interfere diretamente na capacidade vegetativa e reprodutiva das espécies hortícolas, justificando a elaboração de técnicas que venham a contribuir para a obtenção de mudas com maior qualidade. O trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento inicial de mudas de melão rendilhado sob diferentes níveis de suplementação nutricional com solução nutritiva, previamente submetidas ou não à imersão de sementes em solução de tiamina. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com seis repetições e unidade experimental composta por um tubete com uma planta, perfazendo um fatorial 2 x 3. A concentração da solução foi representada por três níveis (controle, 50 e 100%), e o fator tiamina (100 mg L-1), por dois níveis (com e sem). Foram avaliados os teores relativos das clorofilas a, b e total, altura de planta, diâmetro do colo, área foliar total e área foliar média, massa seca da parte aérea e das raízes e o índice de qualidade de Dickson. Observou-se que a aplicação da solução nutritiva em concentração de 100% proporcionou os maiores valores para as variáveis estudadas, diferenciando-se estatisticamente do tratamento controle e da aplicação de solução nutritiva em 50% da concentração, com exceção dos teores relativos de clorofila b e massa seca de raiz. Desta maneira, a aplicação da solução nutritiva durante o período de produção das mudas de meloeiro pode ser utilizada, visando à obtenção de plantas com maior qualidade. No entanto, para as condições experimentais, a tiamina não exerce influência sobre a formação das mudas de meloeiro.

Published

2018-09-25

How to Cite

Vendruscolo, E. P., Campos, L. F. C., Nascimento, L. M., & Seleguini, A. (2018). SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL AUMENTA QUALIDADE DE MUDAS DE MELÃO RENDILHADO TRATADAS OU NÃO COM TIAMINA EM PRÉ SEMEADURA. Scientia Agraria, 19(2), 164–171. https://doi.org/10.5380/rsa.v19i2.53476

Issue

Section

Crop Science