ÍNDICE DE QUALIDADE DE EFLUENTE DE FOSSAS SÉPTICAS TRATADO POR ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM RAMPAS CULTIVADAS COM FORRAGEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v19i2.52327Abstract
Com o objetivo de avaliar a qualidade do efluente tratado pela técnica do escoamento superficial em rampas cultivadas com forrageiras, por meio da proposta de um índice de qualidade adaptado para fertirrigação e agrupamento quanto à similaridade das características químicas utilizando Estatística Multivariada foi realizado um experimento montado num delineamento inteiramente casualizado e no esquema de parcela subdividida 3x3 com 5 repetições. As parcelas foram compostas por forrageiras em três níveis: Azevém, Capim Marandu e um sistema misto composto pelas duas espécies; e as subparcelas compostas por três taxas de efluente: 2,25; 4,5 e 6,75 L h-1. O índice de qualidade foi desenvolvido utilizando a análise de componentes principais, que proporcionou a redução das 25 características analisadas nos efluentes em três componentes que explicaram 94,95% da variância total. O índice de qualidade para o efluente tratado apresentou moderada restrição ao uso na fertirrigação e o efluente de fossas sépticas apresentou restrição severa, já a análise de agrupamento formou dois grupos distintos de qualidade, que diferiram em efluente de fossa séptica e efluente tratado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.