CRESCIMENTO MICELIAL DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E FORMAÇÃO DE MICORRIZA EM SOLO CONTAMINADO POR CÁDMIO

Authors

  • Rúbia Marcia Siqueira Martins Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
  • Rogério Melloni Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
  • Eliane Guimarães Pereira Melloni Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v18i3.51122

Abstract

O mecanismo que envolve a ação de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) na proteção das plantas em solos contaminados tem sido objeto de estudo visando a sua utilização em áreas contaminadas por metais. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo estudar o comportamento dos FMAs e seu potencial de formação de micorriza em solos artificialmente contaminados por cádmio. Para isso, foi instalado um experimento em casa de vegetação, em esquema trifatorial, com quatro doses crescentes de Cd (0, 5, 10 e 20 mg kg-1), três espécies de FMAs (Rhizophagus clarus, Gigaspora rosea e Acaulospora scrobiculata), e um controle, duas posições de infestação com FMAs (em ambiente contaminado e não contaminado por Cd), e três repetições por tratamento. Cada unidade experimental foi composta por um sistema construído em PVC, dividido em dois compartimentos por uma malha 40 µm, e mistura de solo e areia como substrato, com uma planta de milho em cada compartimento. Avaliaram-se os atributos: porcentagem e intensidade de colonização, comprimento do micélio extrarradicular total, número de esporos, matéria seca da parte aérea e matéria fresca da raiz. Comprovou-se que houve deslocamento dos FMAs, por meio do crescimento micelial, da região não contaminada para a contaminada por Cd e vice-versa, mostrando a capacidade desses FMAs se deslocarem em solos contaminados até 20 mg kg-1 de Cd. Todas as espécies apresentaram comportamento diferenciado na produção de propágulos, em função das doses de Cd, nas duas posições estudadas, mas com redução do número de esporos na maior dose.

Author Biographies

Rúbia Marcia Siqueira Martins, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Bióloga, Mestre em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Instituto de Recursos Naturais (IRN), Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Rogério Melloni, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Engenheiro agrônomo e docente do Instituto de Recursos Naturais, da Universidade Federal de Itajubá. Área de atuação: Microbiologia Ambiental.

Eliane Guimarães Pereira Melloni, Universidade Federal de Itajubá

Engenheira agrônoma e docente do Instituto de Recursos Naturais, da Universidade Federal de Itajubá. Área de atuação: Manejo de solos.

Published

2017-09-29

How to Cite

Martins, R. M. S., Melloni, R., & Melloni, E. G. P. (2017). CRESCIMENTO MICELIAL DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E FORMAÇÃO DE MICORRIZA EM SOLO CONTAMINADO POR CÁDMIO. Scientia Agraria, 18(3), 48–60. https://doi.org/10.5380/rsa.v18i3.51122

Issue

Section

Soil Science